Shiraz, Australiano safra 2006


Vinho Australiano, uva Shiraz envelhecida em carvalho 16 meses. Saltram of Barosa - Mamre Brook. Mistura de Carvalhos Norte Americanos e Franceses. Uva cultivada na região Sul da Austrália, próximo a Angaston em Barossa na vinícula Mamre Brook.


Já na abertura da garrafa visualiza-se na rolha a tonalidade escura e forte do vinho. Ao ser colocado na taça e movimentado levemente o buquê do Shiraz e carvalho se apresentam juntamente com o forte teor alcoólico de15%. Ao ser degustado no céu da boca o carvalho se acentua notadamente. A adstringência é percebida logo em seguida quando levo o vinho à parte superior frontal das gengivas - entre os dentes e os lábios. Mas é uma adstringência controlada: pouco ácida. Posteriormente em novos goles as frutas vermelhas se acentuam e o carvalho permanece como pano de fundo.

Imagino ser uma ótima combinação para carnes vermelhas marmorizadas. Hoje vou preparar uma picanha em homenagem à Fernanda, ao Dave e Dona Bete que me presentearam com este excelente vinho australiano. E ainda ganhei uma “frasqueira” para carregar vinho! Obrigado! Esperamos eu e a Ká visitá-los em breve, mas sei que antes disso vocês virão para nosso casamento! Obrigado de novo, Feliz Ano Novo! Nos vemos em Junho!
.