Abaixo da Expectativa!!


Alto las Hormigas Reserva Malbec 2006


Assim que inicei a leitura do livro 1001 vinhos para beber antes de morrer - vide meu primeiro post - me deparei com este curioso rótulo argentino.

Alto Las Hormigas Reserva Malbec 2002

O nome curioso vem do início da vinícola em 1995 quando as primeiras videiras plantadas foram imediatamente atacadas por formigas (hormigas).

Inicei então a procura por este vinho e como não encontrei a safra de 2002, comprei a de 2006, que recebeu nada menos que 92 pontos pela Wine Spectator e foi indicada na lista dos 100 melhores vinhos do mundo.

De cor quase negra – a coloração é bastante densa – a presença de frutas vermelhas e negras é evidente desde o aroma, confirmadas na degustação, onde o sabor amadeirado também é bem marcante.

É um vinho concentrado e potente, com uma acidez exagerada, talvez devesse esperar um pouco mais para prová-lo.

Longe de mim questionar os critérios de avaliação e pontuação da lista “the best of the best”, mas, para meu modesto paladar, o rótulo ficou bem abaixo de minha expectativa, principalmente pelo custo. Tudo bem, no final o saldo é positivo: sinal que não morro tão cedo, afinal, a safra de 2002 é que seria a derradeira! Vida longa e bons vinhos nesta Páscoa!

À venda em São Paulo na Mistral por R$82,42