Guardando vinhos em casa

 
 Todos nós que gostamos de vinhos já tivemos dúvida de como armazenar as garrafas para conservá-las por algum tempo. A situação é um pouco pior porque em nossa região o calor é forte na maior parte do ano. Na coluna de hoje dou algumas dicas, muitas delas eu aplico em casa. O ideal é o armazenamento em adegas climatizadas, em cômodos com ar condicionado ou no subsolo, porque a temperatura é constante e isso criará ótimas condições para a guarda dos vinhos. Mas essas opções não estão disponíveis para todos nós, então vamos pensar com praticidade.

O grande vilão em relação aos vinhos e aos alimentos perecíveis em geral são os raios ultravioletas. A incidência, ainda que indireta, da luz solar é extremamente prejudicial ao vinho porque causa uma aceleração no envelhecimento dele, já que facilita o processo de oxidação. Se um vinho tinha capacidade para ficar guardado por 5 anos, por exemplo, certamente terá vida útil muito curta nessas condições. Por isso é importante verificar se na loja ou supermercado onde você compra vinhos as garrafas não são expostas a essas condições.Em casa, procure um lugar em que os vinhos fiquem preferencialmente no escuro. Aquele armário que você não utiliza muito pode ser a melhor adega não climatizada. 

Escolha o que não recebe a luz solar em nenhum momento do dia, porque nele a temperatura será menos variável. Lembre-se: esse armário deve estar longe de qualquer fonte de umidade, porque as rolhas podem mofar. Deixar as garrafas deitadas é importante para que as rolhas não ressequem e deixem o oxigênio entrar. Então, não é preciso deixar os vinhos com rolhas de plástico ou tampa de rosca na posição horizontal, porque a rolha não vai ressecar. O mesmo com os espumantes, porque eles têm uma pressão interna muito alta e isso impede naturalmente a entrada do oxigênio.

Também é preciso decidir que vinhos podem ser guardados. Hoje no mercado a maioria dos vinhos é feita para o consumo rápido, alguns no mesmo ano em que são produzidos ou no máximo 2-3 anos. Essa condição pode ser vista no preço. Vinhos mais baratos devem ser consumidos rapidamente, para não perderem as características. Não guarde um Malbec argentino de R$ 30 por 5 anos. Ficará decepcionado.

Os vinhos brancos, rosés ou o famoso Vinho Verde devem ser comprados jovens e consumidos com rapidez. Existem alguns desses vinhos que podem ser guardados, mas são normalmente caros.

Tim-tim!

Por:Érika Mesquita
Nutricionista