CARM: vinhos e azeites



Com foco bem definido e sendo pioneira na produção de vinhos sem adição de sulfitos, Celso Madeira e seus dois filhos, Rui e Filipe, da Casa Agricola Roboredo Madeira, CARM, buscam fazer o melhor vinho de Portugal e vendê-lo pela metade do preço do segundo.


A familia possui quatro quintas em Almendra, com uma vista deslumbrante para o Douro Superior, e são o ponto de partida para atingir essa meta. Apesar de a casa da família já estar na região desde o século XVI, a produção de azeite e vinho para o mercado só começou em 1999. Tudo começou com a aposentaria precoce de Celso Madeira, da engenharia civil. Neste momento, ele decidiu potencializar o capacidade agrícola da família. A partir daí, foi tratando as terras que tinha e adquirindo outras. No momento que entendeu que já possuia uma área suficiente, começou a produzir, transformar e comercializar azeite e vinho, criando a CARM.

Na busca de equalizar o preço à qualidade, a CARM busca ajustar a distorção existente no mercado, e em alguns casos, até exorbitante. Para isso, conta ainda com a região em que as quintas estão, considerada a mais apta para a produção de vinhos em Portugal. A primeira colheita da CARM chegou ao consumidor em 2000 e o reconhecimento internacional veio logo em seguida. Em 2010, a lista dos 100 melhores vinhos do mundo, elaborado pela revista Wine Spectator, já colocou o CARM Douro Reserva 2007 em 9.º lugar, com 94 pontos, um vinho que teve como enólogo o meu filho Rui Madeira.
  


Os cerca de 110 hectares de vinhas da CARM encontram-se plantados nas encostas viradas para o norte nascente, poupando as uvas das temperaturas mais elevadas, que por lá são mais intensas no verão, e que param a maturação. As áreas estçao em plena confluência de três ícones do património natural e histórico de Portugal e do Mundo - o Parque Arqueológico do Vale do Côa, o Parque Natural do Douro Internacional e a Região Demarcada dos Vinhos do Douro e do Portugal.