Comércio de vinhos gaúchos cresce 7% em 2011

 


A produção gaúcha de vinhos, responsável por cerca de 90% da nacional, teve um incremento de 7% no ano de 2011, conforme levantamento do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin).

No ano passado foram vendidos mais de 249 milhões de litros de vinhos finos e de mesa, entre janeiro e dezembro, frente a cerca de 233 milhões de litros no ano de 2010. Com isso, alcançou-se o terceiro maior volume dos últimos 10 anos, superando o histórico ano de 2005 no país. 

De acordo com Alceu Dalle Molle, presidente do Conselho Deliberativo do Ibravin, o ano de 2011 representou uma mudança positiva para o setor vitivinícola brasileiro pois, a meta era estancar a queda de 3,3% sofrida em 2010. E o que se viu foi um encerramento de ano com resultados positivos, mesmo com uma crise econômica mundial que afetou o Brasil, sendo uma vitória importante para o setor.

Somado a isto, foi feito e continua sendo realizado um trabalho de promoção nas vendas, para o convencimento dos consumidores de que a qualidade dos vinhos brasileiros está em constante evolução.

Mesmo com esses números, o setor de vinhos no Brasil, quando comparado ao ano de 2005, encontra-se praticamente estagnado, mas se recuperando a cada ano, aumentando seu espaço no mercado.

Fonte: Jornal do Comércio