Fuligni 2007 | Brunello di Montalcino

Foto 

Com a chegada da Fernanda, fomos agraciados pelos amigos Mick e Daniel com um especial Fuligni 2007, Brunello di Montalcino. Ficamos anciosos por uns 10 dias, pois a Mick nos ligou falando que nos presentearia com este vinhaço, mas que precisamos coincidir as agendas e que eu teria que cozinhar. 

Enfim, conseguimos e foi um sucesso. Para isso, foi para a cozinha e preparei um risoto de calabresa com cerveja preta, só para tentar ficar no nível.

Vamos ao que interessa.
Como Brasília está mais frio nesta época do ano, somente deixamos o vinho ao tempo para que estivesse na temperatura ambiete para ser degustado. Já ao abrir a garrafa, os aromas tomaram conta do ambiente. Refrescante definiria melhor estes aromas.

No copo, um vinho bem escuro, mas pouco denso e oleoso. 
No nariz, os aromas foram melhor se desenhando, tendendo às frutas tropicais, mamão e laranja. Com um pouco mais de tempo no copo, aromas vegetais também surgiram, lembrando folhas verdes rasgadas. Muito álcool.
Na boca, pouco tânico, macio e longo. Ao final foi possível perceber notas ligeiramente ácidas e minerais. Equilibrado, porém com álcool persistente.

A harmonização com o prato foi muito acertada. Equilíbrio com o embutido e a cerveja, permitindo que o vinho fosse bem explorado.

Porém, nesta noite, queríamos um vinho um pouco mais encorpado e marcante e esperávamos isso deste Brunello. O preço dele foi cerca de 70 euros e concluimos que não valeu. Quem sabe em outro momento ele nos pareça melhor!?!?!?

Estamos prontos para novos Brunellos e em breve, quem sabe, novas postagens aqui no blog.

Boa semana e bons vinhos!!

.