Os Dez Principais Países Produtores de Bebidas

Bem vindos a uma lista dos "Tragos" dos Dez Principais Países Produtores de Bebidas Alcoólicas, onde trazemos curiosidades, dicas e links das marcas de bebidas apresentadas.

Esperamos que esta matéria traga de volta alguns drinks e bebidas que saíram do nosso "expediente", ou mesmo sirva de dica para presentear ilustres amigos. Bem vindos, aproveitem. E começando pela Tequila, e tudo que ela traz!

10 - MÉXICO

Aqui no Brasil conhecemos bem a Jose Cuervo, e dizem os especialistas de lá, que ela é a Caninha 51 das Tequilas, ou seja, estamos bebendo coisa barata com preço premium em Terra Brasilis! Por aqui e em vários lugares a Tequila costuma acompanhar festas divertidas, e ocasionalmente "depois de nove meses você vê o resultado". Dica: adicione Tabasco no copinho antes da virada, pois corta o forte sabor do álcool e acelera a reação toda - cerveja em cima depois.


Ranking:
  • Bebida de referência: Tequila
  • Números de marcas no top 100: 5
  • Marcas mais importantes (links): El Jimador e Jose Cuervo

9. INGLATERRA


Segundo meu amigo Heraldo S Thiago, esta é a bebida das Inglesas alcólatras. Ela não deixa vestígio no hálito, e quando misturada no sucos e refrigerantes engana qualquer por conta da falta de odor "Mussum", assim elas se passam por velhinhas inocentes "entornando" algo refrescante.

Ranking:

8. REPÚBLICA DOMINICANA


Para falar a verdade, nunca ouvi falar, ou nunca prestei muita atenção. Então, para os que perderam as aulas de Geografia, apresentamos um mapa indicando onde fica o local exatamente! E o que falar da bebida, bem como diria o Pirata do filme "Quem bebe álcool antes do meio dia é alcoólatra, mas quem bebe Rum antes do meio dia é Pirata". Dá-lhe.

Ranking:
  • Bebida de referência: Rum
  • Números de marcas no top 100: 2
  • Marcas mais importantes (links): Captain Morgan e Brugal

7. SUÉCIA

Sim, Vodka! Conhecemos bem a Absolut, mas a Svedka é bem apreciada naquele país. Com um frio de rachar, uma Vodka cae muito bem, principalmente virada em copos pequenos, estilo tubo de ensaio pequeno.

Ranking:
  • Bebida de referência: Vodka
  • Números de marcas no top 100: 2
  • Marcas mais importantes (links): Absolut e Svedka

6. ITÁLIA

A Itália é mais renomada pelos digestivos que os vinhos, nos top 100 da bebida as marcas Italianas eles não têm expressão alguma. É interessante como o paladar Brasileiro mudou, e não vemos mais "vermutes" povoando nossas mesas em festas, jantares e outros. Bem, eu tenho uma garrafa de Martini bem ao lado de um Jack Daniel´s que meu amigo Handerson Koerich me presentou, agora ele tem de ir lá em casa ajudar a "derrubar" o Jack. Te vira nego.

Ranking:
  • Bebida de referência: Drinks aperitivos e digestivos
  • Números de marcas no top 100: 8
  • Marcas mais importantes (links): Martini, Fernet-Branca, Aperol

5. CUBA

Sim, ninguém sabia, viu ou reparou, mas é o Rum que faz a festa na Ilha de Fidel. E agora com o grande investimento Brasileiro em Cuba, o Rum daquele país será exportado com maior eficiência para todo o mundo. Muito boa esta iniciativa e visão do governo, afinal infra-estrutura é a base da competitividade no mundo moderno, parabéns ao governo local! ... Cubano?

Ranking:
  • Bebida de referência: Rum
  • Números de marcas no top 100: 2
  • Marcas mais importantes (links): Bacardi e Havana Club

4. RÚSSIA

Vodka é claro! E acompanhando o Caviar sobre a torrada ou bolacha de água e sal. Achou que Caviar era o melhor acompanhante do Espumante? "Nananinanão" os Franceses copiaram a finesse da cúpula Russa, e portanto a Vodka com Caviar é o que há. Agora o "Causo" - Em um jantar típico da Georgia, alguns anos atrás, degustamos Caviar da Geórgia (vermelho como o acima), com manteiga sobre torradas frias. E a cada pedaço de torrada, uma virada de Vodka. Uma iguaria e baita ressaca.

Ranking:
  • Bebida de referência: Vodka
  • Números de marcas no top 100: 4
  • Marcas mais importantes (links): Smirnoff, Stolichnaya

3. FRANÇA

Sim, aqui o senso comum acerta. A Champagne é grande referência do país, mas os vinhos não tem mais tanta expressão assim, pode? Claro que sim, afinal os novos continentes aprenderam as receitas! Porém os Franceses ainda mantém o Conhaque e até Vodka entre os principais do mundo.

Ranking:


2. ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA

"Soon of a gun" - obviamente que o Whisky, ou melhor o Bourbon, deveria figurar nos EUA como a estrela maior. Mesmo com a discriminação histórica dos mais conservadores que gostam de "avacalhar", intitulando a bebida como um Conhaque que deu errado e originou outra coisa! Bem, gosto cada um tem um, mas a coisa é boa. Agora um "Causo" - Em um jantar rápido no aeroporto de Dubai (no Restaurante do Jack Daniels), pude degustar de uma Costela de Vaca repousada no Jack com molho barbecue: uma delícia! Quanto ao Jim, este sujeito é perigoso. Costuma levar a acidentes, por exemplo - braços quebrados no final da noite. Já acerca dos vinhos... Bem, os vinhos estão apenas melhorando, dando diversas vezes um baile nos Europeus, e em briga acirrada com os Australianos e Chilenos.

Ranking:
  • Bebida de referência: Whisky e Vinhos
  • Números de marcas no top 100: 18
  • Marcas mais importantes (links): Jack Daniel's, Jim Beam, Gallo, Hardys

1. ESCÓCIA

Em um local frio, onde que os homens tinham a tradição de andar de saias... Só algo forte e encorpado poderia se tornar tradição para não deixar as coisas congelarem. Brincadeiras a parte, o Whiskey (com EY no final) é a referência da Escócia, e diz a "lenda" que os demais são apenas Whisky (com Y no final). Mas falando sobre o diferencial da bebida, a seu favor eles têm a Turfa, que usada no processo de destilação (na queima do mosto) oferece paladar e buque diferenciado, fora os Maltes de espetacular qualidade devido ao clima temperado. E como aqui no Sul do Brasil o inverno está chegando, saúde! Sem gelo, puro e acompanhando a vista para o Mar.

Ranking: