Hambúrguer com Tannat Uruguaio

Pode parecer que não combina, mas te digo, é uma baita experiência... Acompanhem o preparo de um prático, e rápido hambúrguer de forno acompanhado de um vinho bem potente! No final da publicação você encontra a receita completa, abaixo o passo a passo. Divirtam-se.

Coloque em uma vasilha a carne moída, cebola picada, cebolinha e o ovo, e adicione sal a gosto. Enquanto isso, coloque o forno em temperatura de 280oC.


Misture tudo, mas sem amassar, não é pasta! Enquanto mistura, adicione a colher de farinha e azeite de oliva. Pegue uma forma de Inox, ou Teflon, e unte com azeite e farinha de trigo (para o hambúrguer não grudar. Com as mãos untadas de azeite, prepare 3 ou 4 hambúrgueres e coloque na forma...

Coloque no forno por uns 25 a 30 minutos (pode variar de acordo com o forno), até a carne começar a ficar menos vermelha, tornando-se mais branca (ao ponto). Alguns instantes antes, adicione azeite ou margarina dentro dos pães, inclusive o tipo de queijo (aqui um gorgonzola, e outro colono). Ao final, junte tudo, adicione a gosto o ketchup, mostarda, e maionese e aproveite.

E o vinho?

O Ariano Tannat do Uruguay, do Vale Canellones é perfeito para este prato "pesado". Com taninos levemente pronunciados para um Tannat, traz grande harmonia para o Queijo Gorgonzola e o Hambúrguer. O buquê do vinho não traz novidades, mas a cor é típica da uva - pronunciadamente um veludo escuro. É um vinho bom, mas nada expetacular, um vinho de mesa mais fino diria.

INGREDIENTES:
Cebolinha Picada
1/2 Cebola Picada em cubos pequenos
1 Ovo
2 Colheres de Farinha de Rosca (ou farinha de pão)
5 colheres de Azeite de Oliva  (aproximadamente)
500g de Patinho Moído
Pão de Hambúrger (4 unidades)
Mix de pimentas moídas (calabresa, reino, preta, branca, jamaica e rosa)
Queijo de Colono (só tem aqui no Sul)
Queijo Gorgonzola
Ketchup, Mostarda e Maionese

.