Americano fica bilionário com cerveja artesanal


Aos 64 anos, Jim Koch, cofundador da Boston Beer Company, tem uma boa razão para brindar com uma garrafa de uma de suas marcas registradas, a Samuel Adams Boston Lager. Ele acaba de entrar para um clube restrito de empresários bilionários fabricando cervejas artesanais.

Na segunda-feira, o índice de bilionários da Bloomberg estimou o valor líquido de Koch acima de um bilhão de dólares pela primeira vez, tornando-o a primeira pessoa a fazer essa quantia de dinheiro com cerveja artesanal.

A ascensão de Koch ao clube bilionário é uma mostra da força que vem ganhando a indústria de cerveja artesanal. As vendas americanas do setor tem crescido pelo menos 10% por ano. Mas também é uma prova do sucesso particular de Koch e seus co-fundadores. Desde a fundação Boston Beer, em 1984, eles aumentaram a variedade de produtos, capacidade de produção e a rede de distribuição incansavelmente, mostrando que a produção de cerveja de alta qualidade pode ser um bom negócio se for bem feito.

A empresa está a caminho de vender mais de 3 milhões de barris de cerveja em 2013, cerca de 1,2% do consumo total de cerveja do país.