Na Justiça: Chateau Lafite ou Penfolds Chineses?


Golpistas se aproveitam de brechas na legislação Chinesa de marcas e patentes e registram marcas globais de vinho naquela País. O último caso apavorante é da Treasury Wine Estates da Austrália, detentora da mundialmente famosa Penfolds, que produz excelentes vinhos madeirados e potentes...

Os sorrateiros Chineses golpistas se antecipam ao lançamento de marcas globais na China e correm para registrar localmente uma marca notoriamente conhecida. É mole? No final das contas, resta a marca notória três opções: comprar a preço altíssimo novamente sua marca do golpista local, ou mudar sua marca, ou ainda entrar em uma longa e exaustiva briga judicial onde a China irá privilegiar o Chines obviamente. No caso da Penfolds, escolheram a briga na Justiça, e enquanto isso o consumidor é prejudicado pois lá, a Penfolds não pode vender tem de esperar todo trâmite.



É notória a ação destes golpistas, chegaram a registrar marcas Francesas e ainda por cima ganharam na Justiça! E segundo os especialistas um tal de "Li Daozhi" é um conhecido nome neste negócio "estranho" de vinhos e foi o ganhador da briga China versus França. A coisa é tão esdruxula que no mês passado outro golpista, está processando a fabricante americana de veículos elétricos TESLA em U$ 3,84 milhões pelo uso e comercialização de veículos TESLA na China! Zhan Baosheng, o autor da peça alega que iria fabricar na China um carro com o nome "Nikola Tesla" em homenagem ao inventor Italiano...


Nisso tudo fica a grande preocupação: Como o Brasil reconheceu a China como economia de mercado, podemos receber em breve vinhos Chateau Lafite Rothschild "Made in China"! Mais do que nunca precisaremos ler os rótulos com cuidado e atenção.

Entenda o básico de registro de marcas e patentes: existe um princípio de data de registro do pedido em conjunto com uma busca de anterioridade. E é neste segundo ponto que a China falha, pois não respeita a anterioridade de marcas notórias e existentes em outros países... Para saber mais acesse o INPI - nosso instituto que cuida do registro de propriedade intelectual.