Clima louco, e a ameaça sobre o vinho



Tempestade de granizo assolou o Paraná nesta noite de Quinta. Milhares de moradores foram atingidos, e algumas pessoas chegaram ser feridas. O mesmo ocorreu mês passado em Santa Catarina e também no Rio Grande do Sul. Os ventos no Paraná chegaram a 100 km/h nesta madrugada, e o mesmo cenário já ocorreu diversas vezes aqui no Sul do Brasil.


Com tudo isso vemos que o clima está mudando, segundo alguns a culpa é da industrialização, segundo outros do crescimento exponencial da população que faz o agronegócio avançar sobre áreas verdes. A Itália foi o primeiro País a se preocupar severamente, pois a produção vinho Chianti pode ser comprometida pela subida da temperatura e períodos de seca prolongados. Já a região de Bordeaux na França pode estar sendo acometida pelo mesmo problema...



Tudo interligado? França, Itália, Brasil? Penso que sim, acho que todos devemos pensar. Mas pensando bem em um cenário louco destes o que podemos fazer? Parar de beber, comer, ter tantos filhos? Consumir mesmo? Não sei, mas me passa na cabeça a ideia de servir estas bolotas de gelo com whisky, ou mesmo com frutas e vodka. Saúde.

Fontes:

* O Globo

* Business Week

* Terra Daily