Galinha na Laranja e Sauvignon Blanc Chileno




Inspirado no Pato na Laranja, adaptei a receita Francesa procurando equilibrar entre o original e adição do caipira Brasileiro. A seguir apresento a receita acompanhada de fotos em cada estágio, pois esta receita é recheada de pegadinhas, e tem um tempo de preparo bem relativo, tudo em paralelo...

Primeiro tempere o Frango, moela e fígado com sal puro e pimentas moídas. Então aqueça uma panela que tenha tampa e que caiba um frango inteiro, quando estiver aquecida (fogo alto) adicione alguns fios de óleo de canola (preferencialmente panela de teflon) e prossiga com a selagem do frango - todos os lados usando um garfo grande de churrasco para ajudar e evitar queimaduras.

Enquanto isso, dissolva um tablete de tempero de carne em uma chávena de água quente para adicionar ao final da selagem. Quando concluir a selagem, baixe o fogo, vire o frango para deixar o peito no fundo da panela, adicione a chávena com o tablete dissolvido, a moela e fígado e inicie o cozimento... Aqui entra uma opção - para deixar mais caipira o gosto adicione a cabeça, pés, coração e tal.



Agora em paralelo vamos ao suco da laranja,cozimento de cascas, preparo do molho e cozimento de batatas.

A foto acima resume os segredos das laranjas, siga a risca: 1o corte em duas partes as laranjas; 2o esprema o suco e reserve; 3o use a colher para retirar o miolo branco que tem de sair inteiro; e finalmente corte as cascas em fatias como acima.

Em panela (leiteria) coloque as cascas fatiadas para ferver, reserve o suco das laranjas em separado. e coloque as batatas descascadas para cozinhar. 


Nesta altura, quando a primeira fervura das cascas ocorrer, remova o frango para uma vasilha grande (a mesma em que será servido) e reserve. Então adicione na panela que nesta altura deve ter a gordura do frango ½ xícara de melaço de cana, ½ xícara de cachaça e misture em fogo alto. Coloque o frango de volta, e no momento em que a primeira água da laranja ferver coe as raspas e despeje esta água sobre o frango (para cozer e reduzir a gordura).

A foto acima mostra o frango com o peito para baixo (sempre para pegar mais tempero), com a primeira água de fervura das cascas.

Coloque novamente as cascas para ferver e despeje sobre o frango mais duas vezes. As batatas devem estar no ponto, reserve.



Depois de 1 hora e meia dependendo do tamanho do frango, adicione metade das cascas cozidas ao redor do frango e deixe uns 20 minutos para "derreterem".  Remova o frango e reserve novamente (no forno em fogo baixo), e na panela com o molho do cozimento adicione o suco de laranja (finalmente), o restante das cascas, e o suco do limão siciliano, suba o fogo, misture bem  e quando ferver coloque as batatas no molho - deixe uns 10 minutos. Como o molho deve ser agre-doce, prove e coloque algum sal e pimenta moída se achar necessário. 

É hora de montar o prato. Siga a foto rodeando de batatas o frango, despejando o molho por cima do mesmo com o toque final de salsa picada. Não precisa de acompanhamentos, apenas a batata, as cascas de laranja que surpreenderão e um vinho branco.



Aqui servimos a Galinha na Laranja com este Chileno Khipu, da uva Sauvignon Blanc que por ser bem plano - sinceramente achei que teria mais buque e notas frutadas - deixou o frango e seu tempero se sobressaírem de todo modo. Diria no entanto que este vinho é uma boa opção para o verão, servindo bem gelado é um bom vinho de mesa ou combate para final de tarde.

INGREDIENTES:
  • 1 Frango Inteiro - reserve o fígado e moela
  • Batatas Médias (3 para cada pessoa, aqui 8)
  • 3 Laranjas
  • 1 Limão Siciliano
  • ½ xícara de melaço de cana (melhor opção) ou 100g açúcar mascavo
  • Óleo de canola
  • ½ xícara de cachaça (cana de açúcar)
  • 1 tablete de caldo de carne
  • Mix de Pimentas
  • Sal
  • Salsinha picada