Syrah e Macarrão de Forno





Pensei em preparar um prato saboroso, forte e com ingredientes levando queijo, carne e champignons... Na corrida ao supermercado maquinei uma espécie de macarrão ao forno, levando muito do preparo de uma tradicional lasanha. Para acompanhar esta refeição encontrei um Syrah Harmonie, um ótimo vinho de mesa que cai bem com pratos mais pesados. Vamos ao preparo desta mistura de prato Italiano com vinho Francês.

Macarrão Fusille

Coloque para cozer uns 400g de macarrão Fusille... Mantenha em fogo médio até que fique "no ponto um pouco antes do ao dente"senão ele fica muito molenga no final. Em paralelo vamos ao molho bolonhesa.



Molho Bolognesa

Coza a carne moída até sair toda a água, tempere com alho-sal a gosto, e inclusive adicione ao final do cozimento 2 pitadas de açafrão da terra, azeite e coza mais um pouco. Quando secar bem adicione 1 lata pequena de extrato de tomate (nada de Pomarola ou similares), 1 lata de tomates pelados e depois 2 latas de água (medida do extrato pequeno de tomates). Coza o molho por mais uns 20 minutos adicionando azeite, e ao final 1 colher rasa de açúcar... Enquanto isso, vamos ao molho branco...


Molho Branco

Pique os cogumelos brancos, aqueça levemente 1 colher média de manteiga em panela pequena e funda e despeje-os. Tempere com três pitadas de sal, uma de Noz Moscada e polvilhe Pimenta do Reino. Cozinhe em fogo baixo até sair um pouco de água dos cogumelos e o cheiro sobressair. 

Adicione o Creme de Leite e esquente até iniciar fervura e reserve tão logo inicie a fervura, caso contrário desanda. É hora de começar a montar o prato, então ligue o forno em Alto.


Montagem e forno.

Tudo estará pronto ao desligar o molho bolonhesa, agora basta montar a forma e deixar mais uns 30 minutos. Em forma de lasanha (funda), unte com azeite e coloque presunto na base, em cima disso adicione duas camadas de macarrão, molho bolonhesa, molho branco e queijo prato ralado por cima de cada uma das camadas, sendo que na final pode adicionar um pouco de parmesão e muito pouco orégano para criar "aquele aroma". 





Aqui a montagem do prato antes de ir ao forno seus 30 minutos. O ponto? Basta ficar de olho no queijo derretido e aroma do orégano...


Macetes!!!

Caso o molho bolonhesa fique meio seco demais, com pouco caldo, adicione mais meio extrato de tomate (aquele do dia anterior), ou um pouco de vinho tinto e ferva mais um pouco. Caso prefira que o macarrão fique mais "branquinho" pode adicionar um pouco de leite no molho branco, que ficará mais aguado mas não tem problema - o prato deve ser bem molhado no final. Portanto crie o teu toque de modo a deixar tudo mais molhado do que seco!



Ingredientes:
  • 400g de macarrão Fusille três cores
  • 900g de carne moída (contra-filet /maminha)
  • 300g de queijo prato ralado
  • 50g de queijo parmesão ralado
  • 200g de creme de leite
  • 1 lata de extrato de tomate pequeno (uso sempre o Elefante 130g)
  • 1 lata de tomate pelado com suco
  • Azeite a gosto
  • Açafrão da Terra
  • Tempero Alho-Sal, Pimenta do Reino e Orégano a gosto