Rota oficial da cerveja vai ser desenvolvida pelo Senac




Para fomentar o turismo cervejeiro na região o Programa Senac Turismo trabalha para desenvolver até março de 2016 a Rota da Cerveja do Vale Europeu. O pedido foi feito por entidades da área e pela Secretaria de Turismo de Blumenau. A ideia é elaborar um roteiro oficial que possa ser promovido pela administração pública e comercializado pelas agências de turismo. Até 2012 eram distribuídos no Vale do Itajaí folhetos indicando a rota das cervejarias, mas o material publicitário foi recolhido pela atual gestão.

A ideia é elaborar um roteiro oficial que possa ser promovido pela administração pública e comercializado pelas agências de turismo
O gestor do Programa Senac Turismo, Luis Fernando Albalustro, explica que a intenção é promover o turismo de experiência, onde cada cervejaria apresentará novidades para o turista, como acompanhamento do processo produtivo e degustação de produtos derivados da cerveja. A ideia do projeto também é capacitar a região para a captação de recursos e pleitear reconhecimentos de organizações internacionais, como a Unesco. 

– A partir de agora começará um estudo do roteiro de cervejas artesanais, que não é somente a visitação às fábricas. É também ter restaurantes integrados onde será possível harmonizar pratos e o garçom vai poder falar sobre a cerveja artesanal – antecipa o secretário de Turismo de Blumenau, Ricardo Stodieck.

O gestor acredita que o trabalho contratado é importante para desenvolver o turismo na região, mas chama a atenção para os números de visitações do Museu da Cerveja que giram em torno de 50 mil pessoas por ano, entre turistas e blumenauenses. Em 2014 foram 46.693 assinaturas, sendo quase 40 mil blumenauenses.

Fonte: JSC