Vinhos e cervejas que combinam com ostras frescas

Ostras frescas são como aquelas pessoas de personalidade forte: não é todo mundo que quer ser amigo. Mas quando encontram quem lhes entenda... No que diz respeito ao vinho, a ostra pode ser difícil pela alta presença de iodo e sal. 


Com um tinto tânico ou branco encorpado, a combinação é desastrosa, sensação semelhante à de lamber uma chapa de metal. Ostras pedem vinhos de muito frescor, o que elimina boa parte deles. Já com cervejas, a combinação é mais fácil. A maioria encara bem o sal e ainda consegue lavar o iodo da boca.

Seguindo a lógica da harmonização por geografia, vinhos produzidos em regiões próximas ao mar vão bem com as ostras. O Chablis é grande escolha, com sua acidez e o caráter de mineralidade marcantes. Mas em tempos de orçamento apertado, boa alternativa é o Muscadet, que para alguns especialistas faz as vezes do limão como tempero do prato. As melhores opções vêm de Sèvre-et-Maine e são rotulados “sur lie” – ou seja, sobre as leveduras usadas na fermentação. 

Outros brancos com boa acidez também combinam, caso do Pinot Grigio da Itália e do Albariño da Galicia, região no norte da Espanha. A harmonização clássica de Bordeaux pede um Sauvignon Blanc jovem, sem passagem por madeira. 

Com as cervejas, o clássico dos clássicos é escoltar ostras com uma Guinness. A parceria, histórica e geográfica, data do século 18 na Irlanda e hoje é tema de festival anual em Galway. Mas a bebida oferece infinitas possibilidades, com boa oferta de exemplares condimentados, que dispensam outros temperos, e as ácidas, que dispensam o limão.

Sugestões de vinhos
Lolo Albariño 2013 - Espanha
La Griffe Bernard Chéreau Muscadet Sèvre et Maine Sur Lie 2014 - França
Chablis 2014 Domaine de Gautheron - França

Sugestões de cervejas
Estrella Damm Inedit - Espanha
Guinness - Irlanda
Tupiniquim Funky & Sour - Brasil

Fonte: Paladar