Bandeiras, Barbera 2010 - Espetacular - from Goiás



Semana passada estive com um grande amigo meu e apreciador de bons vinhos, Fernando, e fui presenteado com duas garrafas de uma vinícola que recém lançou dois rótulos. O mais surpreendente é que esta vinícola está no estado de Goiás, na cidade de Cocalzinho. 


De início fiquei desconfiado mas logo fui muito bem convencido por este conhecedor de bons rótulos. E outra, não se deve recusar presentes hehehe. A iniciativa foi do médico otorrinolaringista Marcelo de Souza, proprietário da Pireneus Vinhos e Vinhedos, que sempre sonhou em produzir vinhos de qualidade. 

Durante os anos de 2003 e 2004 buscou no estado o terroir perfeito para implantar seu vinhedo (altitude, umidade,...). Em 2005 achou um pedaço de terra localizado no Vale dos Pireneus, de apenas quatro hectares, onde cultiva quatro variedades de uvas (Barbera, Syrah, Tempranillo e Sangiovese). O que começou a cerca de nove anos se tornou realidade em dois rótulos, Bandeiras e Intrépido, ambos da safra de 2010.

Hoje falaremos do Bandeiras. Nomado em homenagem aos bandeirantes, que foram os descobridores da Serra dos Pireneus em 1727. Elaborado com 85% de Barbera, 10% de Tempranillo e 5% de Sangiovese, metade do vinho amadureceu por seis meses nas barricas americanas e francesas que abrigaram o Intrépido. Ou seja, de segundo uso. Resultando em um vinho muito bom.

No copo, escuro intenso, e no nariz, caramelo e carvalho tostado. Apesar dos 15% de álcool, não aparenta tal potência. Na boca, leve, elegante e estruturado, diferente dos Barberas conhecidos. Este vinho surpreendeu pela elegância e força. Realmente não tem nada a ver com os barberas que estão na praça. Firme e com taninos médios, o vinho é longo e intenso. Frutas negras estão lá com certeza, ameixas e o adocicado de tâmara surpreendem.

Importante, foram produzidas somente 1.500 garrafas a um preço é de R$ 75,00, que valem cada gota. Corra para adquirir o seu porquê realmente vale a pena.

Para maiores informações: pireneusvinhos@gmail.com