Merlots, DOCs, Sirah e outros!

Fizemos um almoço de família neste sábado, 03-10-2009; muitos vinhos diferentes, peixes, queijos e diversos petiscos. Mas vamos à listagem de vinhos, que é o que nos interessa!



FINCA FLICHMAN. Uva Syrah. 2006.
Este sim é um vinho forte e marcante, como todos os Argentinos são, e eles sabem fazer vinhos! Comprado no Supermercado Imperatriz de Jurerê Internacional no valor de R$ 19,90, ótimo custo x benefício para quem quer degustar um vinho bem mais encorpado, afinal os vinhos argentinos são caracterizados pelo marcante madeiramento de seus vinhos.


ARRABAL, corte de Carbenet Sauvignon com Malbec. 2008.
Um vinho bem interessante para se misturar com peixes, bem forte por conta do Malbec o que caiu bem com uma Anchova grelhada com tempero de alcaparras, manteiga e vinho branco.

CARTA VIEJA. Carmenere. 2008.
Um vinho novo, com uva diferenciada, a Carmenere do Chile. Muito aromático este vinho, mesmo sendo uma garrafa de 1,5 litros e de baixo custo. Não é sofisticado nos tons mas acompanha muito bem um almoço para diversas pessoas. Ideal para acompanhar, mas não para harmonizar com entradas e degustação .


SANTA LUCIA. Uva Carbenet Sauvignon. 2008.
Vinho novo, suave ao extremo. Imagino que seja apenas a marca de um Concha & Toro ou Santa Helena. Muito parecido com aqueles. Não sei o preço, uma vez que veio de Curitiba com os familiares...


SALTON. Uvas Cabernet Sauvignon, Franc e Merlot. 
Este vinho branco foi utilizado para o cozimento do tempero do peixe, um vinho seco branco indicado para tal. Baixo custo, R$ 9,00 a garrafa no Imperatriz de Jurerê Internacional. Imagino que seja indicado também para a preparação de drinks. Não é interessante para degustação ou harmonizar, vinho de mesa mesmo! Muito adstringente e sem características interessantes.
.