Chile X Espanhã

Em mais uma noite excelente, encontramos nossos vizinhos Fernando (O espanhol) e Eline, para um bom bate-papo, jantar e degustarmos bons vinhos.

Como o Fernando pouco degustou vinhos de outros países, aproveitamos a deixa para apresentá-lo. E como não poderia ser diferente, os rótulos superaram as expectativas.

Prato da noite: Espagueti ao sugo

Iniciamos, para abrir o apetite e soltar as línguas, com o chileno Viu Manent Estate Collection Cabernet Sauvignon Reserva 2009.


Tradicional vinã chilena, este Viu Manent apareceu a pouco nos supermercados de Brasília. E com excelente custo X benefício.



No copo, pouco denso, vinho escuro violáceo e aromático. Floral, percebendo-se intensamente rosas, e frutado, framboesa, morango e amora, são facilmente percebidas.
Na boca, percebe-se com maior intensidade as frutas, levemente amendoado e aveludado. Pouco adstringente, mas redondo e longo.

Excelente entrada.

Harmonizou muito bem com a massa.

Depois, fomas agraciado com espanhol branco, Viña Tenencia, Vendemia Seleccionada, D.O. Ribeiro, 2006. E como sempre, o Fernando nos surpreende.

No copo, um vinho dourado escuro, límpido. Aromas primários de uvas frescas e terra molhada.
Na boca, um vinho equilibrado, notando-se, para nossa surpresa, a presença de minerais. Várias frutas tropicais foram também percebidas, tendo a banana predominado.

Toques caramelizados estavam por lá, sendo o melaço muito predominante. Um vinho bem interessante e de personalidade.

Eleito o vinho da noite.

Em Brasília, o Viu Manent foi encontrado no Big BOx por R$ 24,50.
O vinho Viña Tenencia foi trazido de Madri pelo Fernando. Busquei na internet e até esta postagem não foi localizado para venda no Brasil.

Boa semana e bons vinhos!!
.