Alejandro Barrientos lança o livro El Perfecto Sommelier

 


Segundo o autor do livro, o consagrado sommelier espanhol Alejandro Barrientos, a obra procura preencher a lacuna deixada pelas publicações sobre vinhos. Procurando preencher a lacuna deixada por publicações sobre vinhos, seu novo livro é essencialmente prático, com todo tipo de orientação para saber como e onde comprar, que tipo de vinho e taça devem ser utilizados em cada ocasião, a temperatura adequada e as formas de abrir uma garrafa.

Radicado na Argentina há quase duas décadas, revela em um livro cheio de histórias, curiosidades e conselhos práticos tudo o que é preciso saber para se tornar um especialista em vinhos. O Sommelier espanhol que ensinar a todos como se tornar um especialista em vinhos.Ainda não lançado no Brasil, o livro El Perfecto Sommelier foi escrito em parceria com a jornalista e escritora cubana Claribel Terré, busca ser um guia completo sobre vinhos, procurando preencher as lacunas deixadas por outras publicações.  

Segundo Claribel, responsável também pela empresa de consultoria Terre de Boisson e especializada no universo dos vinhos, o livro não possui fotos, mas trata de todos os temas possíveis, alguns muito pouco abordados, como os rótulos das garrafas, os leilões e as falsificações'.

Embora trate de alguns aspectos teóricos, como a história da bebida e seu processo de fabricação, o livro é essencialmente prático, com todo tipo de orientação para saber como e onde comprá-la, que tipo de vinho e taça devem ser utilizados em cada ocasião, a temperatura adequada e as formas de abrir uma garrafa.

Ainda, o Sommelier revela truques de conservação e recomenda que os vinhos descansem no escuro e que as garrafas sejam guardadas no cômodo menos utilizado da casa ou embaixo de escadas, caso não haja um lugar específico para armazenar a bebida.

O livro, que conta com prólogo do especialista francês Michel Rolland, apresenta algumas curiosidades, tais como que o colecionador mais importante do mundo é o francês Michel Chasseuil, que possui uma adega de dezenas de milhares de garrafas, enquanto outro grande amante do vinho é o cantor espanhol Julio Iglesias.

Profundo conhecedor dos paladares de ambos os lados do Atlântico, Barrientos, nascido na Espanha e criado na Suíça, opina que o vinho argentino tem geralmente uma grande concentração de fruta e os europeus não costumam apreciar a bebida em seu primeiro contato, já que precisam de um processo de ''adaptação", como ocorreu com ele próprio.

O livro dedica ainda um capítulo aos interessados em se tornarem sommeliers, com detalhes sobre os segredos da profissão, sugestões e uma lista de escolas de formação.

Fonte: Exame