Viu Manent Secreto Syrah, Espetáculo

 

Cada vez mais tenho ficado fã dos sul-americanos, e este chileno veio reforçar isto. Este vinho da Viu Manent está pronto, não precisa de mais nada. Resumindo: um chileno de alto padrão. Este foi a conclusão de todos ontem depois de degustarmos esta preciosidade. Já tinha esperimentado o varietal da Viu Manent e me surpreendi, ainda mais pelo custo X benefício e facilidade de encontrar em praticamente todas as grandes redes de supermercado.

Obviamente o Secreto é outro nível, de qualidade e de preço, já dispertando o interesse pelo rótulo de cara. Cada tipo de uva possui um rótulo próprio, dando ainda mais personalidade ao vinho. Eles foram elaborados pela artista chilena Catalina Abbott, especialmente para esta linha de vinhos, os quais levam 15% de alguma coisa diferente na composição, podendo ser outro tipo de uva, de um vinhedo diferente,...., alguma coisa. Por isso SECRETO. Além disso, têm ótimo custo X benefício também.

No copo, um vinho com densidade média e cor granada escura. No nariz, o tabaco e côco queimado sobressaem, com toques de frutas tropicais como manga, mostram uma parte do que as papilas irão se deliciar.

Na boca, um vinho redondo, pronto, mas tânico. O tabaco ameniza e o côco queimado se mistura divinamente com o carvalho tostado. Percebe-se toques de pimenta-do-reino, com frescor de frutas vermelhas maduras como a amora, acidez bem controlada e retrogosto longo. 

Aprovadíssimo e espero poder encarar as outras uvas.

Bom fim de semana e bons vinhos!!