The Wine Advocat tem grande perda



A equipe do mais influente pontuador de vinhos, Robert Parker, sofre uma baixa importante. O crítico responsável pela Espanha e para os vinhos do Porto Vintage da revista americana "The Wine Advocat", Jay Miller, demitiu-se este final de semana depois de uma sequencia de acusações de produtores, os quais alegavam que ele estava cobrando pelas visitas e provas nas adegas da Espanha.


Diversos emails trocados entre Jay Miller, algumas empresas e organismos responsáveis pela Denominação de Origem Madrid vieram a público, apresentando valores entre 20mil e 40 mil euros para a realização das provas e visitas, conforme o blogueiro inglês Jim Budd e também do site Elmundovino.

Jay Miller, que tem formação em psicologia clínica é conhecido por ser menos conservador ao dar suas notas e críticas, ao contrário de outros colegas. Chegou certa vez a dar 100 pontos a vinhos espanhóis e Portos Vintages, algo que nem Paker ainda fez.

Desde 2007, Jay Miller tem levantado suspeitas na Espanha, devido as altas notas atribuidas a certos vinhos, desproporcionais aos produtos testados, como também por ter recebido de presente viagens e mordomias por parte de produtores.

Tamanha proporção está sendo dada ao fato, devido a ele fazer parte da equipe de Parker, o qual é tão correto que nem sua revista The Wine Advocat tem propagandas. Mesmo com acusações fortes, Parker saiu em defesa do colega e já acionou seus advogados para defendê-lo. Jay preferiu se afastar da revista, dizendo estar com a consciência tranquila e que nunca pediu dinheiro e nada a ninguém.

Prontamente Jay Miller foi substituido pelo britânico Neal Martin, também, colaborador da revista The Wine Advocat, mas somente para a Espanha, Os Porto Vintage ainda não possuem responsável.