Bacalhau com Cabernet Australiano, Malbec Argentino e toque Brasileiro

Meu primeiro Bacalhau a Gomes de Sá foi um sucesso na Páscoa!

Compartilho a receita abrasileirada e os vinhos que acompanharam nossa refeição!

Começando pelo vinho. Bem, aqui em casa temos uma grande preferência pelos tintos, e foram eles, juntamente com espumantes que nos acompanharam toda a noite!


Iniciamos com o Espumante Brut Gran Legado, da serra gaúcha em Garibaldi. Com as uvas Chardonnay, Riesling e Merlot, cae muito bem, começa levemente ácida e depois fica redonda... Acompanha toda a noite, basta ter bem gelada que é um perigo! Por aqui que minha esposa, Ká e minha mãe Isaura começaram.


Acompanhando, tivemos um Cabernet Sauvignon Australiano Taylors, do Clare Valle - safra 2007. Carvalho muito bem apresentado, taninos sob controle e com um buquê de frutas vermelhas. Um presente do meu cunhado David para meu sogro, este último o idealizador da noite, Átila Ramos, que apreciou conosco este vinho.


O final veio com um Merlot da Patagônia Argentina, arrebatador. O Finca Azul vem de Neuquén, apresenta um buquê complexo, com taninos mais fortes e um fundo de especiarias fortes. Um vinho mais "porrada", indico para um combate. 14% de álcool mas sem apresentar vestígios gritantes dele. Segundo a Ká, é o seu tinto predileto, colocando o Santa Sara (publicado anteriormente) em segundo lugar.

Vamos agora falar do Bacalhau a Gomes de Sá! A receita eu busquei da internet, mas verifiquei que todos copiaram de todos, o que torna difícil identificar a origem da publicação... Mas para não decepcionar, realizei uma pesquisa mais ampliada e cheguei até fontes mais confiáveis, pois meu maior temor era o Sal! Constatei que todos os copiadores de receitas não publicaram o mais importente, o Dessalgar do Bacalhau.

Receita básica do Bacalhau Gomes de Sá:

Ingredientes originais:

500 g de bacalhau
500 g de batatas
2 cebolas
1 dente de alho
1 folha de louro
2 ovos cozidos
1/5 de azeite
Azeitonas pretas
Salsa
Sal
Pimenta

Ingredientes adicionais:

1 pimentão amarelo (cortado em cubos pequenos)
3 tomates bem maduros
Pimenta do Reino
1Kg de Bacalhau do Porto

Para o preparo, segui o site www.bacalhau.com.br. Lá existem dicas de várias receitas e tudo sobre o Bacalhau, inclusive curiosidades sobre os "pescados" usados para o mesmo...

- Posted using BlogPress from my iPad