Mil vinhos no Portugal Wine Trophy

Portugal Wine Trophy


O “Berlin Wine Trophy” chega pela primeira vez a Portugal, passando a designar-se “Portugal Wine Trophy”. Trata-se de um dos mais importantes concursos de vinhos acreditados em nível mundial com o “patronage” da OIV – Organização Internacional da Vinha e do Vinho.

Em Portugal é este ano o único concurso a ter a credibilidade do selo da OIV. Um júri constituído por 50 elementos de diversas nacionalidades e presidido por Fernando Bianchi de Aguiar, presidente honorário da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), vai avaliar mil vinhos provenientes de diversos países.

O concurso decorre entre 29 de maio e 1 de junho, na Quinta da Boeira, em Vila Nova de Gaia. Os três produtores mais bem pontuados e com mais medalhas de ouro vão ser convidados pela Câmara Municipal de Gaia e pelo BOEIRA Portugal in a bottle a participar na feira de vinhos da Coreia do Sul, Feira de Daejeon, estando assegurados um stand, a viagem, estadia e refeições para uma pessoa. O Berlin Wine Trophy atribui, por categoria de vinho, três medalhas: Silver; Gold e Grand Gold.

Seguindo os passos deste certame na Alemanha, e depois de passar por Daejeon, na Coreia do Sul, o Portugal Wine Trophy, organizado pela comitiva alemã em parceria com a Quinta da Boeira, traz a Portugal especialistas internacionais, diretores de compras de grandes cadeias internacionais, jornalistas e apreciadores de vinho de todo o mundo.

Alemanha, Coreia do Sul, Brasil, Áustria, China, Reino Unido e Portugal são os países de onde provêm os elementos do júri que se encontram dia 29 de maio às 14h30 para uma reunião inicial e que durante os dias 30 e 31 de maio e 1 de junho, entre as 09h30 e as 13h00, vão provar os mil vinhos a concurso.

Na Quinta da Boeira, decorre de maio a setembro o projeto BOEIRA PORTUGAL in a bottle que tem como ícone a maior garrafa do mundo. Construída em fibra de vidro com 32 metros de comprimento e 9,5 metros de diâmetro está preparada para acolher os visitantes oferecendo-lhes provas de vinhos de quatro regiões vitivinícolas nacionais – Douro, Porto, Vinhos Verdes, Alentejo e Dão.

Também no interior da garrafa será possível visualizar um filme 3D que faz uma viagem pelo país centrado nas regiões vitivinícolas, diversidade paisagística, gastronómica e outras riquezas culturais portuguesas. Da iniciativa fazem ainda parte 60 lojas de vinhos, gastronomia e artesanato portugueses, espalhadas pelos jardins da Quinta e muitos espetáculos com música e dança ao vivo.

Fonte: MaiorTV