Concurso Nacional de Vinhos Finos do Brasil acontece de 2 a 5 de junho em Florianópolis

O 11º Concurso Nacional de Vinhos Finos do Brasil – Concurso Mundial Bruxelas-Brasil – uma realização do Concurso Mundial de Bruxelas com a MP Eventos – será realizado entre os dias 2 a 5 de junho e, pelo terceiro ano consecutivo, sediado no Resort Costão do Santinho, em Florianópolis.

Concurso Nacional de Vinhos Finos do Brasil acontece de 2 a 5 de junho em Florianópolis


O concurso que avalia os vinhos brasileiros, termina na véspera do início do Concurso Mundial de Bruxelas de destilados, o Spirits Selections, evento que avalia todos os tipos de destilados de todo o mundo e que, pela primeira vez em sua história, será realizado no Brasil, também no Costão do Santinho.

O 11º Concurso Nacional de Vinhos Finos do Brasil conta com mais de 250 rótulos inscritos, de cinco estados do país: Pernambuco, Santa Catarina, Rio Grande do Sul (regiões da Campanha e Serra Gaúcha), Minas Gerais e Paraná.

Os vinhos serão avaliados por um júri formado por especialistas nacionais e internacionais convidados, entre eles jornalistas da França, da Alemanha e do Peru, um professor de vinhos e destilados de Taiwan e uma enóloga do Chile. Dez especialistas brasileiros compõem esse júri, entre jornalistas, enófilos e enólogos com larga experiência (veja a relação abaixo).

O presidente mundial do Concurso Mundial de Bruxelas, Baudouin Havaux, estará presente acompanhando todas as degustações, como autoridade máxima do evento.

O concurso consolida-se como um grande propagador dos vinhos brasileiros, no mercado interno e no exterior, pois coloca os rótulos nacionais em contato com grandes formadores de opinião em seus países de atuação e das várias regiões do Brasil.

Jurados confirmados

Estrangeiros:

Bernard Schafer – jornalista – Alemanha

Bernard Burtschy – jornalista – França (jornal Le Figaro)

Carlos de Pierola – jornalista – Peru

Chen Chienhao – Wine and Spirit Educator - Taiwan

Olivier Frédéric Bourgoin – jornalista – França

Sylvia Cava – enóloga – Chile

Do Brasil:

Daniel Pinto – professor/enófilo

Deise Novakoski – sommelier e jornalista especializada (Jornal O Globo)

Didu Russo – enófilo, colunista e crítico

Eduardo Viotti – jornalista especializado e jurado internacional

Gabriela Poletto – enóloga

Gilberto Pedrucci – enólogo

Ivan Bianchi – comprador

José Luiz Tavares – enófilo

Julio Anselmo – jornalista especializado

Renato Frascino – enófilo e palestrante (vinhos e destilados)