Nessa semana três coisas interessantes aconteceram e o resultado da combinação delas foi essa minha primeira contribuição para o Bebideria. Primeiro eu me aventurei em mais uma das minhas experiências com fermentação natural e panificação – adaptando algumas receitas de pão rústico que eu vinha testando, tive como resultado um pão delicioso, macio, mas com um gosto bem marcado. Segundo, essa semana recebi aqui em casa o Luiz, Pizzani, grande amigo e mestre cervejeiro da Big Pitcher (Bangalore, Índia). Terceiro, fomos visitar a Truman’s Beer aqui em Londres e lá provamos uma Pale Ale. Juntando esses três fatos, temos o seguinte: segundo o Luiz, a Truman’s Pale Ale harmonizaria muito bem com o pão que já tínhamos provado em casa.
Então, fica aqui a dica: quanto quiserem um pão para acompanhar uma boa pale ale, ou mesmo um bitter ale, eis a minha receita.
Ingredientes
- 600g água
- 480g farinha de trigo branca
- 200g aveia
- 170g farinha integral
- 70g farinha de centeio
- 66g de fermento natural (falar sobre fermento natural renderia um post a parte, mas basicamente foi assim que fiz o meu)
- 12g sal
- 2g fermento biológico seco
Instruções para a massa
- Dissolver o o fermento biológico e o natural na água
- Adicionar os outros ingredientes
- Sovar por 5 minutos
- Cobrir a massa e deixar fermentar por mais ou menos 8h (eu deixei durante a madrugada, preparei a massa de noite, fui dormir e assei o pão na manhã do dia seguinte; o importante aqui é que a fermentação é um processo natural, sujeito a variações de acordo como tipo e força de fermento, temperatura, humidade etc – talvez algum experimentos com essa receita sejam necessários até você achar o tempo ideal).
- Sovar por mais uns 2 minutos até a massa ficar consistente para moldar o pão
- Fazer o formato do pão, selar a massa com farinha, cobrir e deixar crescer por 2h
Instruções para assar
- Pré-aquecer o forno (180ºC) com uma panela de ferro tapada dentro (sugestão, depois de 1h30 de crescimento da massa, ligar o forno com a panela dentro)
- Colocar a massa dentro da panela e com uma faca bem afiada fazer um corte delicado na parte de cima da massa
- Tapar a panela e deixar assando dentro do forno por 30 minutos
- Remover a tampa da panela e deixar assando por mais 15 minutos
Autor: Eduardo Gonçalves "Cuducos"