Porquinho que vale a pena!


Eventualmente vou a Juiz de Fora e nesta última visita tive uma experiência muito interessante com uma cervejaria local, a São Bartolomeu. Não só pela cerveja artesanal, de excepcional qualidade, mas também pelo cardápio do São Bartolomeu Bakery, que oferta comida artesanal muito saborosa, ousada e experimental, com preços justos pela qualidade.

Entrei no local, que já chama a atenção por ser bem despojado e espartano, me sentei em frente a tabela de preços, comidas e bebidas, e iniciei minha caçada. E para ajudar, uma IPA.

Após o primeiro gole pensei: "Me lasquei, que trem bom sô!!! Tô perdido. Hoje eu fico é por aqui".  Encorpada e frutada, com espuma pouco densa, amargor médio e final persistente.

Além da cerveja artesanal, o lugar tem especialidade diversos petiscos e hambúrgueres artesanais também. E com combinações bem inusitadas, do tipo queijo gorgonzola com molho barbecue, hambúrguer de shitake,..., e assim por diante.

Como as opções, apesar de não serem tantas, eram instigantes e interessantes, precisei de outra cerva para auxiliar na escolha. Parti para uma Pilsen. Bem refrescante e leve, perfeita para a temperatura da cidade, que estava bem alta.

Para que pudesse ter uma melhor indicação, pedi auxilio a atendente que, prontamente, viu que eu estava em dúvida, e me sugeriu uma porção de 3 mini-hambúrgueres, de 90 g de carne cada, das opções do cardápio, acompanhados de batatas canoas rústicas e molhos variados. Com isto, poderia experimentar mais itens do cardápio. Topei.

E para comemorar a escolha, fui para uma Vienna. De coloração avermelhada média, levemente apimentada e amargor controlado. Não é a minha preferência, mas interessante e bem feita. 

Rapidamente o prato já estava sendo entregue para ser devorado. Só um problema: 270g de carne + pães + uma porção de batata canoa rústica, precisavam de um desintalante: desce uma IPA Bacon, ou seja, defumada.

Combinou perfeitamente.

Mandei brasa, degustando e apreciando cada mordida e gole. Sandubas muito bem feitos, carnes tenras e ao ponto, molhos incríveis, com combinações inusitadas, mas saborosas.

Para me despedir, um Stout, encorpada, de espuma densa e notas de café e caramelo.

Voltei feliz para o hotel, mas com saudades da extravagância.

Quem quiser ver um pouco mais, acesse São Bartolomeu.

Fotos: Guilherme Queiroga