Nacional top e acessível

Grande descoberta, já no começo do ano.

Tive a oportunidade de conhecer o Don Guerino Terodelgo Origine 1880 - 2018.

Antes, porém, uma breve história desta vinícola.

A Don Guerino, está localizada em Alto Feliz, na Serra Gáucha, e é uma vinícola familiar moderna, que encanta pela qualidade de seus vinhos, pela sua arquitetura e pela belíssima paisagem de vinhedos em seu entorno.

A paixão pela vitivinicultura vem atravessando gerações na família desde 1880, quando vieram os primeiros imigrantes, do Trento, norte da Itália, para o sul Brasil.

conheça nossa vinícola e deguste nossos vinhos
Foto: site Don Guerino

No ano 2000, Osvaldo Motter, quarta geração, coloca em prática o sonho de elaborar vinhos finos Premium adquirindo uma nova propriedade de terras em Alto Feliz, RS, iniciando a implantação de castas nobres européias, já vislumbrando uma vinícola com arquitetura voltada ao enoturismo, projeto este que foi finalizado em 2007, em homenagem a seu pai, Guerino Motter.

Este rótulo, Don Guerino Terodelgo Origine 1880 - 2018, foi elaborado para homenagear a jornada desta família, que em 1880 inicia sua história, tendo a família emigrado da Itália para o Sul do Brasil, fincando raízes.

Fruto de colheita manual, é fermentado com leveduras selecionadas e maturado em uma mescla de barricas francesas e americanas durante 6 meses.

Uma uva desconhecida para mim, mas que foi uma bela surpresa. Aliás, para todos os presentes.

Nada mais familiar do que produzir vinhos com uma uva típica da região de Trentino, que é a origem da família.

No Brasil ela não é uma uva de destaque, mas é para muitos vinicultores a presença de aromas e sabores que povoam a lembrança tênue das raízes familiares que ficaram no solo do Vêneto e do Trento.

Alguns estudos feitos revelaram que a Teroldego tem origem da uva Dureza, considerada a originadora da Syrah.

Teroldego é uma uva roxa de cor escura e cascas firmes, que produz vinhos com uma acidez e um amargor característicos, mas com potencial para produzir desde vinhos de corpo mais leve até os mais encorpados.

No sul do Brasil, os tintos apresentam vinhos com bastante cor, desde que produzidos em áreas ensolaradas e quentes. Vinhos encorpados e tânicos.

Em regiões onde a finalização da maturação se dá em períodos mais frios, se apresentam mais "amansados".

Foto: Guilherme Queiroga

Esta casta, Teroldego,  também é conhecida como Teroldego, Rotaliano, Teroldigo, Teroldega, Teroldico, Teroldila, Tiraldega, Tiraldola e Tiroldico.

Achei um vinho incrível, apesar de ser 2018. Está pronto, mas acredito que possa evoluir bem na guarda. Caiu muito bem com o churrasco que fizemos.

No copo, escuro e levemente untuoso. No nariz, levemente tostado, especiarias, toques de baunilha e frutas negras.

Na boca, denso e tanicidade controlada. A untuosidade identificada no copo se ressalta. Mais ácido no início, mas que reduziu ao longo da degustação.

Além disto, tem um custo X benefício excepcional (aproximadamente R$ 50,00), frente a outros rótulos, tanto nacionais, quanto importados.

Indico a experiência e este vinho.


Bons vinhos!!