Virou moda: vinhos e espumantes em lata já são realidade nas praias brasileiras

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Quem anda por algumas praias do Brasil neste verão já percebeu a presença de uma bebida diferente nas caixas térmicas dos veranistas: vinhos enlatados. A tendência que começou a ganhar espaço em meados do ano passado já disputa a preferência nas areias com as cervejas geladas e os drinks preparados por ambulantes. São pelo menos três marcas nacionais e uma estrangeira produzindo a bebida enlatada, e ainda uma vinícola portuguesa que começou a trazer ao Brasil um vinho em garrafa long neck com abridor embutido.

Segundo a consultora e sommelière gaúcha Renata Formolo, embora ainda haja muita resistência no consumo informal de vinhos e espumantes em lata, o público mais jovem já está aceitando essa ideia e preferindo consumir as bebidas neste formato.

O Brasil ainda está engatinhando neste mercado, mas aos poucos as pessoas estão aceitando após verem principalmente os estrangeiros consumindo sem resistência”, explica. Recentemente, ela levou à Bahia um carregamento de espumantes enlatados da vinícola Giaretta, da Serra Gaúcha, e distribui a bebida em estados do Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste do país..

Um dos motivos para a presença cada vez maior dos vinhos enlatados é a praticidade em levá-los a qualquer lugar, sem precisar carregar garrafas e taças e abri-las com saca-rolhas. Além do barateamento das latinhas, já que é possível encontrar variedades a partir de R$ 10.

E há ainda o incentivo ao consumo do vinho nacional através de diversas campanhas lançadas nos últimos anos por entidades de classe, como a que prega “seu vinho, suas regras” do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), realizada em 2019. Na peça, as pessoas são incentivadas a provarem a bebida em qualquer ocasião.

Segundo a plataforma Pró-Vinho, os brasileiros consomem uma média de 1,93 litros ao ano per capita, um volume ainda muito abaixo da média de países como a Argentina (19,5), Chile (16,9) e Estados Unidos (10).

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Fonte: Gazeta do Povo
Foto: repodução Facebook