Saiba como harmonizar vinho com pipoca

Não importa se você está sozinho, com a pessoa amada ou entre amigos: saiba que tudo ficará melhor com vinho e pipoca.


Como ela, em si, não tem um sabor muito pronunciado, o ingrediente principal a ser considerado serão os temperos utilizados. Confira:

Gordura
O óleo ou a manteiga necessários na elaboração deixam a pipoca com uma leve gordura (muitas vezes nem tão leve assim). Essa gordura termina deixando nossa boca oleosa, por isso o vinho precisará ter uma boa acidez para limpar a boca, como os brancos jovens, com boa acidez, e espumantes.



Sal
O sal é um potencializador, ou seja, aumenta a sensação que percebemos dos sabores do vinho. O amargo dos taninos com o sal ficará mais amargo ainda. Mas, sabem aquele casamento tempestuoso, em que no final dá tudo certo? Assim é a maridagem entre a salinidade e a acidez. O sal ameniza a acidez mais intensa do vinho e valoriza seus sabores cítricos e frescor.
Para a pipoca salgada, aquela nossa velha companheira de infância, pode ser um vinho tinto leve mais jovem, com acidez alta e pouco encorpado, como um Pinot Noir. Vinhos brancos pouco aromáticos, como o Chardonnay, Sauvignon Blanc ou Chenin Blanc. O espumante branco brut é perfeito.
Dica do Sommelier: com os vinhos de boa acidez, acrescente raspas de limão-siciliano sobre a pipoca, combinando acidez com acidez.



Manteiga
A pipoca com manteiga pede um vinho capaz de resistir ao peso do sabor no paladar. Os brancos encorpados como o Chardonnay, com passagem por carvalho, Viognier, e novamente o espumante branco brut, principalmente os elaborados pelo Método Tradicional (Champenoise), que possuem notas amanteigadas, são ótimas pedidas.




Pipoca-doce
Um dia acordei fazendo xixi rosado, fiquei assustado até lembrar do saco de pipoca-doce rosa que havia comido na véspera. Para as pipocas caramelizadas, com açúcar ou chocolate, vamos para a regra de que o vinho tem de ter doçura igual ou maior que a sobremesa. Há quem diga que o caramelo é a matéria-prima dos bons sonhos. Não duvido. Vinhos de sobremesa, como os de Colheita Tardia (Late Harvest), Vinho do Porto branco, Tawny ou Ruby. Um espumante demi- sec ou Moscatel também serão bem-vindos.   Dica do Sommelier: não coma pipoca rosa.

Qual o vinho coringa para harmonizar tanto com pipoca salgada como doce?
Para combinar com pipoca salgada ou doce, ou até com as duas juntas, o espumante rosé, com seu toque de doçura e sabores de frutas vermelhas, como o morango, funciona perfeitamente.

Especiarias
Para pipocas com condimentos e especiarias como alho, pimenta, curry, páprica, temperos indianos ou tailandeses, ervas como o tomilho, etc., precisaremos pensar em um equilíbrio desses sabores intensos com o frescor e acidez do vinho. Um sabor residual de açúcar no vinho ajuda a reduzir o “calor” dos temperos. Os brancos Gewurztraminer, Riesling ou um Chardonnay jovem e frutado. Se optar pelo tinto, vá de Gamay, Merlot ou Pinot Noir.


Queijo
Pipoca com queijos como o cheddar, parmesão, brie ou camembert. Aqui já vamos optar por uns tintos com mais corpo, como Syrah ou Cabernet Sauvignon.





Caramelo com um toque de flor de sal
Uma combinação vitoriosa de sal e doce. A união dos extremos. Espumante branco brut, mas se não quiser borbulhas um Chenin Blanc irá muito bem.




Imagem: internet
Fonte e reportagem completa: Metrópoles