Razões para beber vinho tinto diariamente

As bebidas alcoólicas não são todas iguais. Uma distingue-se pelas inúmeras vantagens: descubra aqui diversas razões para beber vinho tinto diariamente que talvez desconheça. 

O vinho tinto é uma bebida especial para os portugueses. 

Em Portugal produz-se vinho de excelência, algo que é reconhecido nos mais diversos concursos internacionais. Somam-se as medalhas de ouro e de prata para além de se colecionar inúmeros elogios. Um dos vinhos em que as produtoras portuguesas estima particularmente é o vinho tinto. Para além de ser delicioso, esta bebida que os portugueses adoram, também traz muitos benefícios para a saúde, fortalecendo o nosso organismo.

Ciência
O vinho tinto é um dos produtos alimentares que se tem estudado com frequência por via dos seu efeitos. São várias as investigações científicas levadas a cabo por reputados cientistas provenientes de universidades conceituadas. Estes estudos acabam por distinguir o vinho tinto de outras bebidas alcoólicas, pois os seus benefícios acabam por tornar o vinho tinto a melhor opção.

The Science of Bubbles in Wine | SevenFifty DailyAo contrário de outra bebidas alcoólicas o vinho tinto não aumenta a contagem de calorias significativamente, também contribui para que os níveis de  colesterol LDL (o mau) baixem, o que o torna um bom amigo do coração. Por ser uma fonte rica de antioxidantes (entre eles flavonóides e polifenóis), o vinho tinto contribui para diversos benefícios para a saúde.

Propriedades Anti-inflamatórias e Anti-coagulação
Por conter propriedades anti-inflamatórias e anti-coagulação o vinho tinto revela-se um bom amigo do coração. O vinho também previne a agregação de plaquetas, pois contém fenóis que que combatem assim tromboses. Tal descoberta foi defendida na American Chemical Society. Possui também propriedades de afinamento do sangue e melhores resultados do que a aspirina, a este respeito. A aspirina é geralmente tomada como uma medida preventiva para ataques cardíacos.

Previne doenças cardiovasculares
O vinho tinto reduz o risco de doenças cardiovasculares pois contém níveis elevados de procianidinas (que são uma classe específica de fenóis), que desempenham uma ação na oxidação do colesterol LDL (mau). Esta bebida alcoólica também contribui para inibir a síntese de endotelina-1, uma proteína que é responsável pela edificação de gorduras ao longo das paredes dos vasos sanguíneos (que levam à aterosclerose).

Anti-cancerígeno
O Vinho Tinto contém resveratrol, um polifenol que é muito precioso para a saúde. Ele atua como um antioxidante, protegendo as células do organismo contra diversos danos, prevenindo e combatendo diversas doenças, nomeadamente doenças crónicas. Os antioxidantes presentes no vinho tinto também revelam ser importantes na prevenção de diferentes cancros, nomeadamente do colorretal e do pulmão.

Melhora atividade cognitiva
O vinho também contribui para manter a cabeça mais jovem, prevenindo que com o avançar da idade haja perda de memória, sendo que o resveratrol é um dos compostos que ajudam nesse benefício.

Prevenção de doenças como Demência ou Alzheimer
No Such Thing As A Healthy Glass Of Wine - Nest and GlowO papel neuroprotetor realizado pelo resveratrol contribui para prevenir doenças impedindo ou atrasando a degradação de placas que podem causar a doença de Alzheimer. Ao contrariar a degeneração relacionada à idade dos neurônios o vinho tinto previne que se sofra destas doenças, tornando-as menos prováveis.

Prevenção da diabetes
O Vinho tinto reduz o risco de se sofrer de diabetes pois contém propriedades que previnem, tornando-a mais improvável. Também reduz o risco de doenças cardiovasculares em pacientes com Diabetes tipo 2.

Controlo da hipertensão
O provinol é um constituinte do vinho tinto que se revela eficaz ao aliviar o óxido nítrico (NO) e a hipertensão arterial.

Aumento da Densidade Óssea
O aumento da densidade óssea deve-se ao elevado teor de silício presente no vinho tinto. Revela-se particularmente valioso para mulheres na menopausa.

Riscos de cálculos biliares e de pedras nos rins reduzido
O vinho tinto reduz a ocorrência de cálculos biliares, tal foi comprovado em estudos realizados pela Harvard Medical School que revelou que consumidores regulares (de forma moderada) geram esse efeito. Tal como é reduzida a incidência de pedras nos rins.

Processo de envelhecimento adiado
O vinho tinto não consegue parar o tempo mas ajuda a tornar os seus efeitos menos notórios. Uma dose diária de resveratrol (presente no vinho tinto) contribui ainda para uma vida mais longa e saudável, tal foi defendido em investigações provenientes da Harvard Medical School.
Which Wine Will Improve With Age? | Tanglewood Wine

Importante
Deve-se sempre falar com um especialista, pode ser um nutricionista, um médico, ou ambos, antes de proceder a qualquer tratamento, de forma a ter o devido acompanhamento de alguém que tem mais informações.

Apesar das recomendações serem baseadas em estudos científicos, um especialista tem acesso  a muita informação pessoal, que pode ser relevante, seja para avançar com o tratamento, seja para o impedir ou interromper.

Tabela de valor nutricional do vinho tinto (1 copo 147,0 ml)
Informações nutricionais por porção % VD*
Valor Calórico 125 kcal 6,2 %
523 kJ
Gordura 0,0 g 0,0 %
Gorduras saturadas 0,0 g 0,0 %
Gorduras monoinsaturadas 0,0 g 0,0 %
Gorduras poliinsaturadas 0,0 g 0,0 %
Carboidratos 3,8 g 1,4 %
Açúcares 0,9 g 1,8 %
Proteína 0,1 g 0,1 %
Fibra alimentar 0,0 g 0,0 %
Colesterol 0,0 mg 0,0 %
Sódio < 0,1 g < 0,1 %
Água 127,1 g 6,4 %

Fonte: Ncultura
Fotos: Internet