O Épico da vinícola Guatambu é expoente Gaúcho de grande personalidade. Dá orgulho de experimentar exemplares de tamanha qualidade. Um corte sofisticado de Tannat, Cabernet Sauvignon, Merlot e Tempranillo. Poderia ser melhor? Sim: É produzido a partir das seleções daquelas uvas de 2015 em diante. E ainda por cima as garrafas são numeradas, o meu exemplar foi a garrafa de número 001100 (foram produzidas apenas 5.000 garrafas)
Este vinho foi um presente da Drink Delivery (WhatsApp 48-98400- 8633) que estamos divulgando com o intuito de mantermos o comércio local a pleno vapor, afinal o Brasil não pode parar. Nossos amigos atentem preferencialmente o Sul do Brasil mas falem com eles pois possuem excelentes vinhos, espumantes, destilados e cervejas de nossa região.
Vamos ao vinho, como foi feita a análise? Primeiro foi realizada uma degustação, ou prova, do vinho sem qualquer acompanhamento. Posteriormente, o mesmo foi harmonizado com uma macarronada ao molho bolonhesa rústico (carne bovina e suína).
Análise visual:
- Tonalidade: Rubi intermediário do grená marrom para o púrpura
- Resíduos: Sem quaisquer resíduos na taça ou garrafa
- Transparência: Opaco - passa pouca luz
- Evolução: Borda larga homogênea na tonalidade ocre
Análise Olfativa:
- Intensidade de buquê: Intenso
- Buquê: Fragrante bem fácil de identificar os aromas
- Complexidade: Aroma Frutado
- Fluidez: As lágrimas são inúmeras escorrendo pela taça
Análise no Paladar com e sem Olfato:
- Adstringência: Pouco adstringente taninos gerando alguma perda de lubrificação na mucosa oral. Leve na parte frontal da boca entre a gengiva e o "bigode".
- Olfato com degustação: Aroma Frutado persiste
Harmonização do Épico com Macarronada Bolonhesa
O vinho quando combinado com a macarronada ressaltou ainda mais as sensações no paladar e olfato. Especificamente sobressaiu o "doce" frutado de fundo do Merlot e Tempranillo.
Posteriormente foi adicionado um pouco de pimenta calabresa para avaliar como o vinho se sairia diante da ardência desta especiaria, e ainda com pimenta vermelha. Resultado de ambos experimentos: surgiram tons de madeira que antes eram bem sutis.
Interessante notar nesta harmonização do Épico com a macarronada rústica como o Merlot e o Tempranillo se sobressaíram entregando frutos vermelhos em equilíbrio com o Tannat, tradicionalmente bem mais adstringente (taninos acentuados), e com a acidez característica do Cabernet Sauvignon (também presente no corte).
A macarronada é um espetáculo à parte, infelizmente sem fotos visto que o destaque absoluto foi o inigualável Épico da Guatembu, mas vamos aos detalhes que para um bom cozinheiro(a) é o bastante:
Ingredientes:
- Tatu moído (lagarto);
- Patinho moído;
- Lombinho moído (pode ser outra carne suína também);
- Banha de porco;
- Azeite;
- Cebola, alho e cenoura (base do preparo para a carne)
- Louro, pimenta do reino, açafrão, canela em pó e noz moscada;
- Cebola inteira;
- Extrato de tomate
Preparo:
- Fritar na banha de porco a base toda picada (alho, cebola e cenoura ralada);
- Adicionar as carnes e ao "secar" adicione o açafrão e misture;
- Siga adicionando o extrato de tomate, 1 cebola inteira e ir misturando até secar enquanto adiciona aos poucos pouco de azeite e vinho tinto (meia taça. Quando começar a pregar no fundo da panela (inox ou ferro - nada de alumínio;
- Adicionar água até sobrepor a mistura, junto com folhas de louro e pimenta do reino moída, seguir mexendo de vez em quando até encorpar (tirar a água);
- Quando está pronto? Quando a cebola inteira se abrir sozinha.
- Macarrão Italiano grano duro ao dente, finalizado na manteiga sem sal.
Por aqui acaba este grande presente da Drink Delivery juntamente com a garrafa. Mas que venham novas experiências, degustações e harmonizações. Curtiu a degustação e harmonização? Faça você mesmo e compartilhe!