Vinho Joaquim em encontro virtual



Na semana passada degustamos em uma "Live" o acertadíssimo Joaquim. O vinho selecionado foi um corte Cabernet Sauvignon e Merlot, safra 2017,  produzido na Serra Catarinense pela vinícola Villa Francioni.

Acesse a Degustação Interativa.
Naquela Degustação Live, 5 participantes de Floripa estavam cada qual com seu Joaquim, em casa, conectados pelo celular e computador. Contudo, outros 2 participantes de Brasília não encontraram esta iguaria mas participaram, embora provando outro vinho, mas com interesse em saber mais sobre este Catarinense.

Vamos falar do "terroir" da Serra Catarinense: A região possui clima particular, com com elevações acima de 1.300 metros, solo que possui basalto, clima temperado com média anual de 13oC e felizmente baixa incidência de chuvas na colheita (meados de abril).

Vamos falar sobre as percepções de visão do vinho:
  • Tonalidade: 50% dos participantes percebeu tonalidades púrpura para o violeta e os outros 50% tonalidades rubi intensa para o púrpura. Ou seja, tonalidades escuras.
  • Transparência: todos concordaram que o Joaquim é realmente opaco. Uma barreira para a luz quando avaliado contra uma fonte de luz.
Agora vamos ao olfato:
  • Complexidade: todos perceberam no aroma fundos de especiaria. Neste momento sem girar e vibrar a taça, ou seja uma avaliação estática.
  • Intensidade: 50% avaliou o buquê como intenso, e o restante como medianamente intenso. Deixou poucas dúvidas sobre o poder total buquê.
Finalmente o paladar:
  • Adstringência: foi observada pouca, ou equilibrada presença de taninos para todos os degustadores.
Preço do vinho em Florianópolis: R$ 75,00 a garrafa safra 2017. Já a safra de 2015 pode ser encontrada por R$ 49,00.

Foto: André Manara.