Miolo Wild Gamay Nouveau 2020

Miolo Wild Gamay Nouveau 2020

Um vinho que expressa exatamente a sua proposta e na minha opinião, nada mais do que isso.

Não curto muito a Gamay, mas me dispus a degustar o Wild da Miolo pela proposta SO2 free. Além disto, utilizaram leveduras selvagens na elaboração do vinho o que trouxe uma rusticidade interessante ao rótulo.

Tive duas oportunidades de degustar esse rotulo. Na primeira, tenho certeza que fui vítima do bottle shake, pela ansiedade de logo conhecer o conteúdo, já que na segunda a experiência foi bem melhor.

Um vinho fácil de beber, descomprometido e bem feito. E para acompanhá-lo, uma picanha na brasa e vinagrete.

Fiz o seguinte: abri e já me servi, para conhecer o vinho desta maneira. Depois, deixei-o respirar por cerca de 25 minutos e mais uma taça e por fim, o resto da garrafa acompanhando o almoço.

No primeiro momento, um vinho duro, difícil de encarar. Me lembrou a primeira experiencia do bottle shake, só que suavizada. Poucos aromas, lembrando folha amassada. No copo, um vinho escuro, halo curto. Na boca, ríspido, amargoso, nada fresco, pouco tânico e curto.

Já na segunda etapa, após respirar uns 25 minutos, já abriu. Aromas mais aparentes de mata molhada. Na boca, mais frescor, mais arredondado, com nuances minerais e herbáceos, porém a acidez se fez presente Ainda curto e pouco tânico, mas mais persistente e saboroso.

Por fim, apesar do vinagrete ser mais agressivo, fui cuidadoso ao pedir para minha esposa o elaborar com uma menor quantidade, já prevendo esta prova.

O vinho melhorou bem. Os aromas se intensificaram, mas ainda no cheiro de terra molhada. Na boca, suavizou mais ainda, mas acidez se manteve, mas mais controlada, equilibrada, alinhando bem com o tomate, cebola e toque de vinagre. Apesar da carne não ser o melhor companheiro para a casta, me fiz pecar neste quesito e encarei-o assim mesmo, após boa passagem da peça de carne pelo vinagrete. Ficou bem interessante e harmônico, apesar do vinagrete ter ganhado.

Mesmo assim, gostei mais desta segunda garrafa.

Não fiquei fã da Gamay, mas admirei mais a proposta. Indico para quem se interessa por esses voos por diversas uvas e ideias de fazer e ver o vinho.

Preço, R$ 59,90, Vinum Day.