Pensa em um brasileiro bom. Mas bom mesmo.
Que surpresa foi o Monte Castelo Viogner e Chardonnay 2019 da Bodega Czarnobay.
A Czarnobay é uma pequena produtora da região de Encruzilhada do Sul, localizada na Serra do Sudeste, Rio Grande do Sul. Com pouco mais de 4 hectares plantados, mas com cerca de 4.000 pés por hectare.
O experiente Antônio Czarnobay, com longa passagem pela Aurora e na vice-presidência da Union Internationale des OEnologues (UIOE), participou ativamente para o salto qualitativo dos vinhos nacionais.
Foca em vinhos autorais, de quantidade reduzida, mas de qualidade regular. Apesar disto, apresenta rótulos com excepcional custo X benefício, que já têm reconhecimento internacional pela qualidade.
Voltando ao vinho, o corte ficou espetacular, equilibrado e muito bem elaborado, com 70% Viognier e 30% Chardonnay, estagiando 8 meses em barricas de carvalho.
Aromático, persistente e de excelente estrutura.
De cor dourada a âmbar e aromas variados, ressaltando baunilha e banana madura. Se faz presente pelo sabor do começo ao fim. Acidez controlada e álcool na medida. Untuosidade e cremosidade apresentadas foram incríveis.
Sobressalta um amendoado, caramelo, lembrando até uma manteiga de amendoim, com notas marcantes até o fim, com leve amargor na garganta, tipico das castas.
Excelente custo X beneficio, R$ 54,00, na Adegas do Sul.
Foto: Guilherme Queiroga
Fonte: Mundo e o Vinho