A Alcatra é um prato de carne tradicional dos Açores em Portugal. É feito com cortes de carne bovina refogada em vinho, gordura de porco e especiarias secas, resultando em uma versão mais saudável, mais picante e mais rica do famoso boeuf bourguignon da França.
Crédito: Austin Bush
Acredita-se que Alcatra tenha se originado no norte de Portugal, onde há uma tradição de assar cabra em vinho. O nome "alcatra" provavelmente vem da palavra árabe "al catar", que significa "pequenos pedaços de carne".
O prato é feito com carne temperada com ervas, especiarias secas, como pimenta e pimenta preta, e às vezes cravo ou canela. As especiarias foram trazidas para a Terceira por barcos comerciais portugueses que viajaram para a África, Índia, China, Sudeste Asiático e Américas.
Crédito: Austin Bush
É refogada numa mistura de vinho branco e vinho de mesa tinto dos Açores. Tradicionalmente, o alcatra era cozido em fornos a lenha durante a noite, mas um método mais rápido envolve abrasar a carne, fervendo-a até ficar e depois assando-a com os outros ingredientes.
A receita fornecida pelo chef José Sousa inclui instruções para fazer alcatra usando um pote de argila tradicional chamado alguidar ou um pote de cassoulet de ferro fundido.
Fonte: https://www.bbc.com/travel/article/20240519-portugals-take-on-beef-bourguignon