Design e Vinhos: Wine Block e o maior estúdio de Design do mundo



Muito interessante este artigo da IDEO - o maior escritório de design do mundo - que trabalhou para a Kendall-Jackson no desenvolvimento de um novo conceito de marca para vinhos, lá em 2005.

A equipe da IDEO, realizou o processo de "shadowing", sombra, em consumidores de vinhos na faixa de 20 a 30 anos em diversos supermercados e lojas especializadas. Da descoberta do padrão de consumo e desejo dos consumidores realizaram sessões de brainstorming para o desenvolvimento do novo conceito.

O resultado foi a primeira caixa de vinho high-end, o WINE BLOCK, onde o vinho é guardado em um saco de Mylar (plástico anti-oxidação desenvolvido pela DuPont em 1952), e o saco é acondicionado em uma caixa de papelão para rigidez do conjunto com uma válvula de saída (registro). Mas o grande resultado não-técnico é o melhor; um conjunto de bom design com uma grande jovialidade.

Este WINE BLOCK, segundo a IDEO, alavancou vendas e posicionou o vinho em um ótimo posto, quebrando paradigmas em rótulos de vinhos dito tradicionais demais... É informado que a marca se posicionou como a 4a posição na listagem de vinhos de 2005 nos EUA.

Extraído e adaptado de IDEO, WINE BLOCK >>