Almoço de Inverno da Serra Catarinense




Nesta sexta nosso amigo Júlio preparou um prato Lajeano, muito apreciado aqui pelas nossas terras no inverno, o Entreveiro. Um preparado com pinhão, picadinho de alcatra, filé suíno, linguiça calabresa, alguns vegetais e temperos! É da hora para armonizar com um vinho "porrada", pena que na Festa do Pinhão só vendam cerveja simples e quentão feito com vinhos duvidosos!

E assim foi o trabalho do dia: na abertura dos serviços um Vinho do Porto, seguindo com tintos Chilenos e um Espanhol para concretizar o evento.




O Vinho do Porto foi um amabilíssimo Quinta Santa Eufêmia, muito tradicional e sem muito álcool ou maiores requintes. Esta é a humilde opinião de quem mantém certa distância dos Portos. Qual a sua opinião?




O primeiro de vários Chilenos foi o conhecido Consecha Tarapaca da uva Cabernet Sauvignon, safra 2010. Tradicional Chileno, bem constante no sabor e com boa qualidade x custo.




O fechamento veio com o Marques Del Turia, Espanhol potente no sabor, e bem complexo, mas até suave no álcool para a combinação da tradicional Syrah com Bobal. Pouca madeira, sob controle, para não sobrescrever o corte.


Inclusive, diz o Júlio, que o Shoyo faz parte da receita, será? Outra que não quer calar: o mesmo Júlio disse que Arroz não é bom para acompanhar, já que o Pinhão é carboidrato puro! Mas segunda sua esposa, ele caiu o Arroz! De olho!


- Posted using BlogPress from my iPad