Costelinha Suína ao Molho de Frutas Vermelhas


Um dia destes vi na TV uma costela suína preparada ao molho de laranja... Mas como já harmonizei aqui vários pratos com laranja e vinhos, decidi modificar e partir para uma costelinha ao molho de frutas vermelha para cair bem com um Pinot Noir que estava esperando uma oportunidade na adega...

Mãos à massa.

Vamos preparar a base de sabor: adicione suco de limão na costela e um pouco de azeite e tempero alho e sal. Repouse em uma forma a costelinha com os ossos para baixo, adicione na parte superior uma boa camada de geleia de frutas vermelhas e conclua com as amêndoas fatiadas. Para euq ela cozinhe e fique bem soltinha, soltando dos ossos, adicione cerveja (ou vinho) na forma até cobrir aproximadamente metade das costelas, e finalize com pingos de vinagre balsâmico sobre as amêndoas.

Cubra o conjunto com papel alumínio, aqueça o forno em médio-baixo e deixe no forno por ao menos uma hora e meia (sempre coberto).

Teste ao final deste período se a carne está soltando dos ossos. Caso positivo, retire a tampa /papel alumínio e regue a forma com um pouco mais de cerveja ou vinho. Agora sem cobertura, suba o forno para o máximo de potência e deixe ao redor de 30 minutos para dourar.

O resultado é uma costela bem leve, e que com um Pinot Noir de mesa vai cair bem (veja aqui nossa matéria sobre este vinho), pois a carne não é tão gordurosa a ponto de pedir um vinho com muito tanino ou maior expressão... Mas vá pela sua preferência, muitos preferem um Malbec aqui!

Para acompanhar um pão integral, manteiga, algumas pitadas de pimenta ou pimenta do reino.

INGREDIENTES:

  • Costela Suína
  • Amêndoas cortadas em lascas
  • Geléia de Frutas Vermelhas
  • Tempero Alho e Sal
  • 1 Limão
  • Cerveja
  • Vinagre Balsâmico