Vinho do Dão quer chegar às mesas da Rússia e China


Os produtores de vinho do Dão querem aumentar o leque de países para ondem exportam. Os gigantescos mercados da Rússia e da China são a próxima aposta da região vitinícola. Só na segunda maior economia do mundo foram vendidos mais de um milhão de garrafas.

Trinta e cinco por cento do vinho do Dão é vendido para a União Europeia, EUA, Brasil, Angola e Moçambique, mas os produtores querem ainda mais. A Rússia e, sobretudo, a China são as próximas apostas.

“Estamos a olhar para novos mercados, como China e a Rússia. A nossa aposta é no preço e na qualidade”, revelou Arlindo Cunha, presidente da Comissão Vitivinícola da Região (CVR) do Dão.

O mesmo responsável avançou com os números que sustentam a estratégia. A região produz anualmente cerca de 40 milhões de litros de vinho, com quase metade (entre 40 a 50 por cento) a alcançar a certificação de Denominação de Origem Protegida (DOP). Mais de um terço da produção (35 por cento) tem como destino a exportação.

“Oitenta por cento das exportações do vinho do Dão destina-se aos mercados tradicionais, mas já vendemos para a China um milhão de garrafas, já temos uma forte presença”, acrescentou Arlindo Cunha.

O ex-ministro da Agricultura acrescentou que a modernização das práticas vitícolas na região está a ser reconhecida pela crítica: no Concurso Nacional de Vinhos deste ano organizado pela ViniPortugal, a região demarcada do Dão obteve três medalhas de grande ouro, cinco medalhas de ouro e 11 medalhas de prata.

“O Dão soube preservar as castas portuguesas, com destaque para Touriga Nacional (tinta) e Encruzado (branca)”, elogiou Arlindo Cunha.

A aposta na exportação não faz com que os produtores descurem a promoção no mercado nacional. Amanhã e sábado, a Rota do Vinho do Dão chega a Lisboa, com a primeira edição do ‘Dão Capital - Mostra de vinhos e iguarias’.

O certame vai decorrer no palacete Henrique de Mendonça, da Nova School of Business and Economics, com provas, degustações e workshops.

No evento vão marcar presença 32 produtores de vinho e de iguarias regionais, como enchidos, queijo da serra, frutos e compotas, mel, chocolates de Viseu, cogumelos, maçãs bravo-de-esmolfe e doçaria.

Fonte: PTJornal