Frango Saltimbocca e Syrah inauguram a Primavera

Uma receita de frango que pode ser simples, complicada ou sofisticada. Você escolhe. Segue aqui minha versão mais simples, mas não menos saborosa, e usando ingredientes que você certamente têm na geladeira. Harmonizando um Syrah...


Corte o filé de frango ao meio para formar dois bifes. Tempere com sal e adicione queijo de colono ou mussarela (receita original), enrole ao redor do queijo, e em volta do frango o bacon em fatias ou presunto de parma (receita original). Faça tudo ficar firme colocando palitos de dentre - 2 fatias por bife. Veja a foto acima.



Aqueça o forno em fogo alto, e em paralelo frite ligeiramente os saltimboccas no azeite ou manteiga no fogo baixo, e tampe. É necessário senão o miolo fica cru. Deixe iniciar a fritura do bacon, e vire.  Veja a foto acima do ponto ideal... Quando o frango ficar branco dos dois lados, coloque tudo na forma, adicione um pouco de vinho branco ou rosé na base e leve ao forno até ficar no ponto....



Para acompanhar um pão de trigo, salada e vinho. No caso do vinho, harmonizei com um bom corte Syrah para comemorar a chegada da Estação das Flores. Este corte apresenta linda cor terracota, buquê sutil e sabor frutado. Em sua composição temos as uvas Carmenere e Surah cada uma com 47,5%, e Sauvignon Gris nos 5% restantes.



A Dona Dominga segundo os rótulos é a bodega mais premiada do Chile, acho que faz sentido dentro de sua área de atuação - Vinhos de Mesa e Reserva. Aconselho terminantemente. TA 13%, safra 2013 por R$ 29,00 em Florianópolis.


INGREDIENTES:
- Peito de Frango, 1kg
- Queijo Mussarela ou "de colono"
- Azeite e Sal
- Pimenta do Reino

DICA: acho que queijo parma com Gorgonzola caia bem... Outro dia experimento.