Que Esporte Combina mais com Cerveja?

Que esporte combina mais com cerveja? Futebol? Ledo engano. É o Rugby, eleito o segundo esporte com maior audiência mundial depois do nosso conhecido futebol. Portanto, reservamos uma matéria para falar do esporte que mais cresce no Brasil e que estreia nas Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016, e que termina sempre em uma boa cervejada... Seja após os treinos, ou mesmo uma acirrada competição. Saúde!

Mas quem são nossos principais competidores neste esporte com regras "estranhas" - onde vale chutar a bola para frente, lançar a bola com as mãos para o lado e quase todo tipo de agressão física que não trocação propriamente dita de porrada? Vamos iniciar a análise dos competidores e suas cervejas preferidas pela Argentina... Onde inclusive perdemos de 83 a 0 no ano passado. Não é mole, veja o vídeo clicando aqui. Mas vamos lá!

ARGENTINA - LOS PUMAS


Este é o grande time a ser batido. Não que seja o melhor do Mundo, mas é a Argentina e dela não podemos perder! Infelizmente é um time forte e que dá trabalho, quando não ganha dos principais times mundiais do esporte. Ave.



AUSTRÁLIA - WALLABIES



Este time faz parte da elite mundial e atualmente está em terceiro lugar no ranking da IRB (o organismo mundial que rege o esporte). Devido a grande tradição, certamente os que acompanharão os jogos de Rugby nas Olimpíadas poderão ao menos ver um time de verde e amarelo dando show, e talvez perdendo do arqui inimigo All Blacks...

Quando o assunto é cerveja os caras são fogo. Provei diversas excelentes cervejas de grande fábricas, micro-cervejarias e até as artesanais quando estava no Kangoroo Valley e proximidades. Veredicto: praticamente quase todas eram excelentes "biras". Especial destaque para a cervejaria industrial Coopers que traz diversos tipos de sabor e qualidade, e em volume de vendas emplaca a Original Pale Ale. Esta pode ser encontrada no Brasil, embora a preço proibitivo.



NOVA ZELÂNDIA - ALL BLACKS



O time deste país é intitulado de "All Blacks" e é o atual campeão da liga Internacional, e o grande nome a ser batido nas Olimpíadas. Tem como grande rival a Africa do Sul. Sua principal característica é a dança "Haka" que pode ser vista no vídeo abaixo, e que costuma intimidar os oponentes. Para saber mais, clique aqui e acesse a página do Wikipédia.



Com a cerveja a Nova Zelândia também impressiona, pois é um dos países que mais consome cerveja no mundo. Para se ter ideia, a cerveja equivale a 63% do consumo de bebidas alcoólicas e o consumo per capita é de 75,5 litros por pessoa /ano. A mais famosa segundo pesquisa na internet é a DB Breweries Export Gold, e as melhores de todas são as Emerson´s - especificamente a IPA 1812...



Esta aqui bebi na Austrália, e digo que não achei muita coisa não... É melhor que Skol de todo modo.


A cervejaria DB traz uma propaganda muito engraçada sobre a briga da Cerveja e Vinho naquele país...



Site da DB Export, clique aqui.

Site da Emerson´s, clique aqui.


AFRICA DO SUL - SPRINGBOK


Não tem muito para falar desse time. São casca grossa e parte da elite mundial. Simplesmente assistam ao filme Invictus de Clint Eastwood com Matt Damon e Morgan Freeman, e vejam como a garra do Afrikaner é, e o quanto gostam de uma cerveja depois das provas e treinos. Veio daqui a inspiração para esta matéria.


Quando o assunto é cerveja a coisa complica. O gosto Sul Africano recai em cervejas Belgas e Britânicas, ou seja, cervejas de extrema personalidade e potência. A expoente é a Chimay Bleue, uma Trappist Belga comercializada no Brasil próximo dos R$ 30 a garrafa, depois vem a Gouden Carolus Cuvee Van De Keizer Blauw/Blue  - Belgian Strong Ale - também Belga e que nunca vi no Brasil, e finalmente a Escocesa BrewDog / Nøgne Ø / Mikkeller Black Tokyo* Horizon - Imperial Stout.








INGLATERRA - ENGLAND


Como todo esporte que eles criam, são bons mas não o bastante para serem os melhores. Porém certamente aqui diferente do Futebol, levaremos aquela surra.

Mas falando de cerveja, aí sim os Bretões se saem bem. Segundo Beer Advocate, a cerveja mais apreciada por lá é a Old Chimneys - Good King Henry. A cervejaria é tocada pelo simpático Alan Thompson que teve diversas cervejas elogiadas e premiadas pela crítica britânica. Quem for por aquelas bandas pode trazer umas na mala e enviar uma para nos aqui na Bebideria - ficaremos gratos.

Website da Old Chimneys, clique aqui.



Para saber mais...

Mais sobre o Rugby? Matéria bacana do Diário Catarinense, afinal os melhores vem daqui!

Federação Brasileira de Rugby, clique aqui...

Federação Internacional de Rugby, clique aqui...