Carreteiro Lavoisier - Nada se cria...




Vivendo, aprendendo e reinventando, foi assim o expediente gourmet deste Sábado...

Ingredientes
Todo final de temporada de Verão e Inverno reinvento esta receita. É simples, econômica e saborosa e cada um terá seu jeito de fazer - guarde no congelador todas as sobras de churrasco assado ou não assado mas com alguma qualidade, pois no futuro (uns 2 a 3 meses depois) farão parte da receita "Lavoisier - nada se cria nada se perde tudo se transforma".

Dica da Picanha: depois da 3a veia passe a faca e guarde no congelador, pois é Coxão Mole e não Picanha. Segunda dica: Nunca compre Picanhas fatiadas e altas, são realmente o Coxão Mole propriamente dito retirado de uma Picanha. Quase um roubo.

Fora as partes de trás da Picanha (Coxão!), fui atrás de um pedacinho de Lombinho de Porco, mas pasmem era a esta altura do campeonato umas sobras do Peru de Natal! Quase 6 meses depois. Continue picando as carnes e as reserve separadamente em pedaços bem miúdos. Coloque a picanha-coxão picotada em panela de pressão com cerveja preta por uns 20 minutos até quase desmanchar. Corte champinhons brancos brancos, cebola, castanhas, chuchu, cenoura, tomate e alho...

Preparo
Pegue o alho, e doure no azeite, adicione os champinhons para dar sabor, em seguida coloque o Peru (ou carne de porco ou ave) na mistura e deixe sair aquele buque. Adicione vinho branco para sair mais buque (uma taça), e mexa até reduzir. Adicione o arroz arbóreo e novamente mexa adicionando mais vinho branco, reduza e coloque sal a gosto e todos os vegetais e carnes picadas. Refogue um pouco e daí adicione água até dois dedos acima do carreteiro.

Vá adicionando água ou vinho e azeite a todo momento. Quando estiver no ponto, regue com azeite, queijo parmesão e salsa picada. Sirva.

Degustação
Enquanto prepara tudo, o que leva algum tempo... Cuidado para não fazer isso aqui: ir conversando com os amigos, catalogando os vinhos na faixa entre R$ 50,00 a R$ 60,00 degustando, anotando as impressões em algum lugar, tirar umas fotos e no final você sequer se lembra dos vinhos. De todo modo, saúde.