Pão de Gorgonzola


Apresento aqui um Pão de Gorgonzola para saborear com um vinho branco ou cerveja forte. É uma experiência, portanto na casa de vocês pode sair ligeiramente diferente, porém aqui em casa a receita deu certo, consegui extrair os sabores do Gorgonzola e enjetá-los em um pão integral.



Misture o ovo, leite morno, fermento e gorgozola (picando em pedacinhos para dissolver bem) misturando tudo até dissolver. Adicione a aveia, açúcar, mel e trigo integral e misture.



Macere a massa adicionando farinha de trigo branca ocasionalmente ou trigo integral principalmente caso esteja muito "mole"... Massere e massere. Ao final quando estiver soltando das mãos e do fundo da cuba (inox preferencialmente), unte a mesma e coloque a bola de massa, pouvilhe um pouco de farinha, e cubra com pano úmido por uns 40 minutos - tem de dobrar de tamanho.


Corte em pequenos pedaços o resto do Gorgonzola, abra a massa e coloque os pedaços ao meio. Adicione sal durante a abertura da massa caso ache que a massa está muito doce por conta do açúcar e mel.


Deixe a massa descansar por umas 3 horas sob um pano úmido ou até triplicar de tamanho. Como é verão em Floripa  com temperatura próxima a 35oC levou este tempo todo. Relembrando: como foi um experimento, contei um pouco com as leveduras do queijo para a massa crescer a massa pois não queria um pão estufador.


Aqui a massa grande, crescida acima da borda da forma untada... Faça cortes transversais, ou como preferir, e adicione um pouco de azeite com os dedos sobre massa para dourar no forno.

Aqueça o forno até em fogo médio e deixe por uns 30 minutos, ou até subir o cheiro da massa iniciando a queimar na forma.



Este é o resultado final: um pão bem dourado com sabor azedinho do Gorgonzola, recheio de queijo e bem aerado sem gosto de fermento - tudo devido ao espaçamento de tempo no crescimento da massa.


Este pão ficou muito saboroso, deve ser servido ainda quente ou levemente aquecido. Como se trata de queijo com leveduras não aconselho aguardar fora da geladeira, ou mesmo consumir após um dia.

Como ficou o seu? Comente aqui.

INGREDIENTES:

150g Farinha de trigo Integral
100 g de queijo gorgonzola na massa
1 colher colher de sobremesa de acucar mascavo
1 colher pequena de fermento instantaneo (seco)
150ml de leite morno
2 colheres de sobremesa de aveia de trigo com linhaça dourada
2 colheres de sobremesa de azeite de oliva extra virgem
1 ovo
2 colheres de sobremesa de mel
60g de Gorgonzola no recheio
Farinha de trigo branca para complementar (untar e apenas dar comsistencia)
Pitadas de sal a gosto pois o gorgonzola traz muito sal