Saiba qual tipo de vinho combina com o seu signo

Fonte: Destemperados - Click RBS


De um tempo pra cá, vemos cada vez mais justificativas utilizando o signo solar. O estudo dos planetas na hora do nascimento mostra as características pessoais. E não é de hoje, em 1609, Galileu Galilei fazia observações do céu a ponto de descobrir que a terra girava em torno do sol. Também descobriu que as fases da lua influenciava diretamente na agricultura e, hoje, já se tem estudos aprofundados de biodinâmica, que determina o período da colheita conforme a fase lunar e também o período de plantio/poda. Tudo tem lógica, é física e faz sentido.

Vamos lá?


Vivant / Reprodução Instagram

Se o jantar for intenso e picante, tendendo para a carnes, um rótulo de uma região nova ganha apreço. Que tal levar um Syrah de São Paulo, que foi muito comentado nos últimos tempos?  Vendas pelo site da vinícola Guaspari.

 Touro (21/04 a 20/05)

- Na hora de desfrutar da boa comida e bebida é que o taurino mostra seu lado mais exigente. Adora o conforto e não abre mão da qualidade. Ainda assim, não pense que o taurino irá esbanjar suas economias na primeira oportunidade. Este é um signo que procura aliar qualidade e preço com frequência. Além disso, os taurinos adoram os sabores mais frutados e encorpados -, comenta Moara. 

Ter um espumante na adega faz a alegria de qualquer um, dos exigentes mais ainda. Ah, na hora de servir o produto, se puder elencar todas as qualidades dele, a chance de acerto é maior. Vale tanto das marcas pop e sofisticadas de champagne francês, como os espumantes nacionais que estão batendo um bolão mundo a fora. Que tal começar oferecerendo um blanc de noir? Um espumante branco elaborado com uva tinta. A Casa Valduga lançou essa edição especial e tem disponível no site.

Casa Valduga / Reprodução Instagram

Na linha dos tintos, a aposta seria os vinhos da campanha gaúcha. De uvas com maturação completa, apresentam aromas de frutas vermelhas maduras e, ao mesmo tempo, de estrutura em boca para suportar tanto um assado com costela, como uma boa massa ao molho bolonhesa.

Gêmeos (21/05 a 20/06)

- Os geminianos adoram conhecer novos sabores, lugares e formas de preparo. É o signo mais curioso do zodíaco e que pode gastar certo tempo na hora de conhecer mais sobre os vinhos. Para um geminiano, quanto mais puder experimentar e provar coisas novas, mais realizado estára. O geminiano é comunicativo e gosta de compreender os conceitos, para ele, o significado tem um valor especial.

Se degustar coisas novas não é o problema, mas a solução, aproveitar os kits das lojas de vinhos é uma boa opção. Grande parte das lojas desenvolvem produtos com base na experiências, então esses kits como, por exemplo, da Total Vinhos, é uma maneira de curtir e se divertir juntos. Além de diversificar o paladar, degustar dois ou mais produtos juntos fica mais fácil de perceber as diferenças e, assim, vamos criando nossas preferências. Os clubes de assinaturas também são uma alternativa para dividir ou presentear o geminiano, cada mês chega rótulos novos e, às vezes, exclusivos para os integrantes. Temos ótimas opções para todos os estilos e bolsos, como os da Wine e da Evino.

Mas se não tiver tempo de esperar a compra online, ir em uma loja de vinhos e adquirir uma bebida com o conceito natural ou biodinâmico, vai levar o geminiano às alturas.

Borges Queijos e Vinhos / Reprodução Instagram

  Câncer (21/06 a 22/07)

- Os cancerianos são ligados à história e às memórias, por isso, o tradicional e ancestral pode levar a atenção na hora de escolher o vinho que mais combina com ele. Como são perceptivos aos sabores, podem preferir os gostos mais suaves, delicados e que geram um acolhimento. Porém, como é um signo regido pela lua, pode mudar com certa frequência seus sabores favoritos e até ousar em escolhas com sabor marcante, fato é que se estiver em alguma ocasião especial o canceriano irá dedicar-se para escolher o vinho que mais combina a história do momento.

Para os carangueijos, o famoso vinhozinho completa o momento e não é o protagonista da noite. Os vinhos de entrada, jovens com bastante fruta, com álcool moderado a baixo e fáceis de tomar. Ir para os brancos e rosés que são mais leves é mais assertivos. A linha Intenso da Salton é pensada nesse estilo jovem, frutado e, para acompanhar, qualquer momento.

Salton / Reprodução Instagram

  Leão (23/07 a 22/08)

- O leonino é expansivo e adora qualidade. Este é um signo que não se importa em investir um pouco mais para ter o momento que merece. Prefere as boas marcas, o luxo e não teme conhecer coisas novas. Na hora de escolher os sabores pode preferir os sabores sofisticados, frutados ou macios. Afinal, o leonino gosta de desfrutar do melhor que a vida tem a oferecer. A informação também é importante, ele é aquele que adora explicar para os amigos sobre a qualidades e detalhes de suas escolhas.

Para os donos da selva, vale investir nos clássicos. Um francês de borgonha, um italiano da toscana e até mesmo os consolidados Mendocinos. Nos brasileiros, os espumantes de Pinto Bandeira pode resolver o momento junto dos leoninos, são produtos exemplares e que o mundo todo já reconheceu a qualidade e potencial dos espumantes nacionais.

Don Giovanni / Reprodução Instagram

Cabernet Franc e Pinot Noir também são variedades que encantam. São uvas tintas que têm a capacidade de se transformar nos mais diversos estilos de vinho, mas ao mesmo tempo são castas ícones desperta interesse para os leoninos.  E se ainda contar o porquê da escolha daquele rótulo, o motivo que fez você levar no jantar, exaltando o bom gosto e boun vivant do felino, o sucesso está garantido.  Esse Cabernet Frac, é uma ótima sugestão e está disponível a venda no site da Dal Pizzol.

  Virgem (23/08 a 22/09)

- O virginiano tem o temperamento prático e pé no chão, na hora de fazer escolhas pode preferir pelas mais saudáveis com uma produção consciente. Afinal, este é um signo com uma ligação especial com a dedicação e o bem-estar. Por ter dificuldade de relaxar, na hora de escolher o vinho precisa planejar o momento para o descanso e o desfrute. O virginiano é curioso e adora novas experiências, como conhecer vinícolas ou descobrir o funcionamento da cozinha para preparar os alimentos. Os sabores mais sintonizados são de vinhos mais leves e com o sabor mais equilibrado.

Para os virginianos, uma boa opção são os vinhos tintos da D.O.V.V, denominação de origem Vale dos Vinhedos. São bebidas que já estão consolidados e são bem equilibrados, tanto no olfato quanto no paladar.  São ótimas opções pois vão bem com pizza e também com um prato mais elaborado, os tintos da serra gaúcha são versáteis.

Vale dos Vinhedos / Reprodução Instagram

Uma boa opção também são os espumantes rosés, de paladar mais delicado, proporcionam a leveza do momento agendado. Os métodos charmat, mais frutados e leves, tendem a agradar mais os perfeccionistas.

Garibaldi / Reprodução Instagram

  Libra (23/09 a 22/10)

- Os librianos costumam ser excelentes anfitriões, adoram socializar e marcar aquele encontro com os amigos. Além disso, o libriano é carismático e não suporta grosserias ou extremismos. Este é um signo que gasta muito tempo na hora de fazer escolhas e a aparência poderá influenciá-lo, uma garrafa bonita sobre a mesa de jantar tem um valor especial. Regido pelo planeta vênus, o libriano adora os sabores mais finos e elegantes, mas pode apresentar um gosto diferente para cada ocasião, já que considera muito a opinião de sua companhia. Se for para um jantar romântico, sem dúvida, o libriano irá investir em sabores mais envolventes e inebriantes.

Para os librianos, o aspecto visual do produto vale muito, pode ser o design da garrafa, a cor do produto ou até mesmo o rótulo ou a cor da cápsula, o que prender a atenção deles, é a escolha. Apegado aos detalhes, romântico na essência, as variedades de uva pouco usuais agradam os que são regidos pela balança.  

Luiz Argenta / Reprodução Instagram

Quando o assunto é receber em casa, os librianos viram verdadeiros cerimonialistas. Eles se envolvem e gostam de cuidar de tudo, se organizam um dia antes, fazem as compras para poder aproveitar o momento junto com as pessoas. Indecisos, sempre bom ter um prosecco em casa, que pode servir tanto para drinks quanto para entrada.

 Escorpião (23/10 a 21/11)

- O temperamento escorpiano é decidido e apaixonado e, por isso, na hora de escolher o sabor que mais combina com este signo não seria diferente. Os escorpianos adoram descobrir mais sobre aquilo que consomem e são investigadores natos. Por isso, aquele vinho antigo que não se conhece ao certo a origem da receita poderá ser uma boa pedida. Na hora de escolher sabores podem preferir os mais macios, sensuais, intensos e marcantes.

Para eles, a dica é investir em produtos pouco conhecidos ou de pouco acesso.  Conseguir aquele corte especial, reserva do enólogo que não se comercializa ou não tem rótulo mexem com a imaginação dos escorpianos. Também, vinícolas-boutiques são uma boa escolha, como o caso do Vinhos Bettu, em Garibaldi.

Buscar novos estilos de produtos também é uma saída boa como, por exemplo, os pét nat, espumantes elaborados pelo método ancestral, onde o vinho é engarrafado antes do final da fermentação. O produto fica levemente frisante, com o gás natural do processo. Um produto diferente que vai levar o escorpiano investigar o rótulo.

Faccin Vinhos / Reprodução Instagram

  Sagitário (22/11 a 21/12)

- O sagitariano é o viajante do zodíaco, tem uma ligação especial com outras culturas e com o estrangeiro, costuma sentir atração pelos sabores mais exóticos e produzidos em lugares distantes e excêntricos. Além disso, como são regidos pelo fogo, precisam sentir de forma marcante o sabor e o aroma. Apaixonado por aventuras, adora novos desafios e pode cometer alguns exageros quando o assunto é alimentação.

Intensos, a dica aqui é buscar vinhos de bastante aroma como os brancos de moscato, gewustraminer e sauvignon blanc. Cortes com variedades pouco conhecidas ou também blends pouco inusitados são uma boa maneira de agradar os sagitarianos. A Cave Antiga, tem um corte da uva alemã Schönburger e a francesa Chardonnay que pode ser uma boa aposta.

Cave Antiga / Reprodução Instagram

Para aqueles que não abrem mão do tinto, os vinhos da serra catarinense são uma alternativa para quem gosta de viver experiências novas. Um exemplo é o Pleno da Vinícola Thera, um corte das uvas italianas sangiovese e montepulciano, vinho complexo na medida e redondo para pedir mais.

Capricórnio (22/12 a 20/01)

- O capricorniano é sério e racional, para ele, a alimentação deve estar de acordo com seu protocolo e seguir suas regras. Este é o signo regente do trabalho e da realização, para o capricorniano interessa aqueles sabores que mais obtiveram sucesso. Por isso, podem preferir as grandes marcas e os clássicos. Além disso, não costumam ousar muito na hora de escolher o vinho e preferem acertar com os mais renomados do que experimentar sabores muito irreverentes. O capricorniano se dedica muito ao trabalho para poder desfrutar de suas conquistas, por isso, sempre que se sentir merecedor ou desejar celebrar, não terá medo de investir valores significativos para o seu bem-estar.

Abrir um champagne quando fechar um contrato pode ser algo usual para os capricornianos.  Eles se presenteiam, são merecedores e investem neles mesmos. Se for um champagne vintage, que a medida que degustamos vai abrindo as camadas e mostrando a evolução do produto, o sucesso está garantido.

Outro vinho de referência é o merlot terroir da Vinícola Miolo, elaborado apenas em anos que a uva atinge o grau correto de maturação, é um vinho que se transforma na taça, vai abrindo as camadas aromáticas ao longo do período.

Miolo / Reprodução Instagram

Aquário (21/01 a 18/02)

- O aquariano é ousado e irreverente, com muita energia mental e que precisa de informação para poder desfrutar melhor dos momentos. Na hora de escolher os sabores, pode preferir os mais inusitados ou que exijam mais coragem. Afinal, não suporta a mesmice e tem um caso de amor com aquilo que é excêntrico e diferente. Os sabores ideais para um aquariano são aqueles imprevisíveis e surpreendentes.

Aqui, acreditamos que um colheita tardia possa ser um bom exemplar para os aquarianos experimentarem, de aromas e sabores intensos desperta o interesse por ser diferente.  Também é uma opção para harmonizar doces e sobremesas, sendo inusitado para um fim de tarde com bolo. 

Aurora / Reprodução Instagram

E um drink com vinho?  Pode ser uma saída pra os dias de calor ou também quando querem consumir uma bebida com menor potencial alcoólico. Pode ser vinho branco, tônica e limão ou também picolé com espumante. Criar e buscar novos sabores é uma boa diversão que atrai os aquarianos.

Peixes (19/02 a 20/03)

- Os piscianos são sensíveis e costumam ter uma ligação emocional com a alimentação, este é um signo que reflete no seu corpo físico muito de suas emoções e, por esse motivo, preferem sabores que os permitam viver uma experiência completa, levando para desfrutar de seu mundo da imaginação. Pode gostar das histórias e lendas envolvendo receitas antigas ou mesmo gostar de descobrir novos sabores. Restaurantes com atmosferas que envolvem, mexem com o imaginário ou com iluminação especial podem fazer toda diferença na hora do pisciano experimentar um bom vinho. De forma geral, podem preferir os sabores mais doces e amenos e evitarem os muito marcantes e encorpados.

Vinícola familiar, homenagem à matriarca, edição especial, esses diferenciais interessam e mexem com o lado sentimental dos piscianos.  Um produto que conta uma história, que tem um porquê de existir é a composição perfeita. Os rosés são uma escolha sem erro, transitam entre os mais leves e mais potentes, mas tem a cor que encanta e inspira o último signo do zodíaco.  

Larentis / Reprodução Instagram

Essa dicas foram com base nas características gerais dos signos solares, nada impede de provar novos rótulos. Além disso, se tiverem outras dicas de rótulos que expressam as características dos signos, compartilha conosco.


Fonte: Destemperados - ClicRBS